DETERMINAÇÃO DE DUREZA TOTAL DA ÁGUA UTILIZANDO SOLUÇÃO PADRÃO DE ácido etilenodiamino tetra-acético (EDTA)
Por: Mari Teodoro • 2/11/2016 • Trabalho acadêmico • 691 Palavras (3 Páginas) • 635 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS
CAMPUS BETIM
MEDIR O PONTO DE FUSÃO (P.F.) DO ÁCIDO SALICÍLICO
MARIA ANTÔNIA TEODORO DA SILVA
BETIM/MINAS GERAIS
2016
INTRODUÇÃO
O Ácido Salicílico é uma substancia orgânica sólida, cristalina, incolor e inodora que é muito utilizada na industria de cosméticos e possui o ponto de fusão igual a 157ºC.
IMAGEM 1: Fórmula do ácido salicílico
Na química orgânica as constantes físicas são propriedades particulares de cada molécula, e são utilizadas para verificar o grau de pureza ou mesmo a sua caracterização. Estas constantes estão associadas às forças intermoleculares que cada substância orgânica está sujeita devido às características de suas ligações ou interações.
O ponto de fusão é uma das constantes físicas que um sólido puro possui e é um método utilizado para verificar o seu grau de pureza. Ao fornecer calor, chamado, a um sólido ele se funde, passando do estado cristalino, perfeitamente ordenado, ao estado líquido, fluido e aleatório. Essa mudança de estado acontece em uma temperatura exata chamada de ponto de fusão. Logo, podemos dizer que o ponto de fusão é a temperatura que ocorre a transformação de uma substância no estado sólido para o estado líquido. Todo sólido puro possui um ponto de fusão definido e reprodutível. (DIAS, Ayres G.; COSTA, Marco Antonio; GUIMARÃES, Pedro,2004)
É esperado obter um valor que concorde exatamente com o resultado encontrado na literatura. Entretanto, pode-se ocorrer uma diferença de alguns graus entre o valor medido e o valor descrito na literatura. Esta diferença não significa necessariamente que o experimento foi realizado incorretamente ou que o material utilizado estava impuro ou que a amostra não estava com cem por cento de pureza; ao invés disto pode indicar que o instrumento utilizado não foi calibrado corretamente.
O aparelho fisatom 430 A, é utilizado para determinar o ponto de fusão simples a Seco permitindo determinar com precisão o ponto de fusão para até 3 tubos capilares com amostras químicas, ocupando um menor e proporciona um menor tempo de espera entre os ciclos.
O sistema inclui controle eletrônico de aquecimento que possibilita várias rampas de temperatura, tempo curto de resfriamento assistido por ventilador, iluminação intensa uniforme e sistema ótico corrigido, de grande aumento. A faixa de temperatura é de até 300ºC. O aparelho aquece de 20 a 200º C em 5 min., de 20 a 250º C em 9min. e de 20 a 300º C em 21 min. O resfriamento: de 300 a 50 º C em 8 min.
IMAGEM 2: Fisatom 430 A
OBJETIVO
Verificar o ponto de fusão do ácido salicílico utilizando o aparelho FISATOM 430 A
MATERIAIS E REAGENTES
MATERIAIS:
- Capilar
- Tubo de Vidro
- FISATOM 430 A
- Vela
REAGENTES:
- Ácido Salicilico
PROCEDIMENTOS
Primeiramente adicionou-se uma amostra do ácido salicílico a um capilar e o levou ate uma chama feita com a vela para fechar uma de suas extremidades.
Após esse procedimento, Levou-se o capilar ao FISATOM 430 A afim de medir o ponto de fusão. Anotou-se os dados e os verificou-se com o da literatura introdução.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Para o ácido salicílico entrar no estado de fusão, o aparelho teve de chegar a temperatura de 165ºC e ele se fundiu totalmente á 170ºC. Se considerado com a literatura, onde o valor do ponto de fusão do Ácido Salicílico é 157ºC, o valor que foi medido pelo equipamento se difere bastante, aumentando sim as chances de erros.
...