Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais Química Licenciatura
Por: 262829 • 27/10/2015 • Relatório de pesquisa • 2.383 Palavras (10 Páginas) • 311 Visualizações
Universidade Federal do Espírito Santo
Centro Universitário Norte do Espírito Santo
Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais
Química Licenciatura
Relatório 8
Estudo do nitrogênio
São Mateus,2011.
Objetivo
O objetivo geral é estudar, analisar e comprovar as propriedades do nitrogênio e alguns compostos formados por ele.
Introdução
O nitrogênio é um elemento químico com símbolo N, número atômico 7 e número de massa 14 (7 prótons e 7 nêutrons), representado no grupo (ou família) 15 (antigo VA) da tabela periódica.É o quinto elemento mais abundante no Universo. Nas condições ambientes (25 °C e 1 atm) é encontrado no estado gasoso, obrigatoriamente em sua forma molecular diatômica (N2), formando cerca de 78% do ar atmosférico.
Ocorre como um gás inerte (N2), não-metal, incolor, inodoro e insípido, constituindo cerca de 4/5 da composição do ar atmosférico, não participando da combustão e nem da respiração. Como elemento (N) tem uma elevada eletronegatividade (3 na escala de Pauling) e 5 elétrons no nível mais externo (camada de valência), comportando-se como ion trivalente na maioria dos compostos que forma. Condensa a aproximadamente 77 K (-196 °C) e solidifica a aproximadamente 63 K (-210 °C).
O nitrogênio é o principal componente da atmosfera terrestre. Este elemento chega ao solo através de compostos orgânicos (restos vegetais e animais) e inorgânicos. No solo o N se encontra na forma orgânica ou inorgânica, podendo mudar de forma (ou vice-versa) pelo fenômeno da mineralização ou imobilização.
A mais importante aplicação comercial do nitrogênio é na obtenção do gás amoníaco pelo processo Haber. O amoníaco é usado, posteriormente, para a fabricação de fertilizantes e ácidos nítrico.
É usado, devido a sua baixa reatividade, como atmosfera inerte em tanques de armazenamento de líquidos explosivos, durante a fabricação de componentes eletrônicos (transistores, diodos, circuitos integrados, etc.) e na fabricação do aço inoxidável.
O nitrogênio é o elemento que as plantas necessitam em maior quantidade. É um macro nutriente primário ou nobre. As formas preferenciais de absorção de Nitrogênio pelas plantas são a amônia (NH4+) e o nitrato (NO3-). Compostos nitrogenados simples, como uréia e alguns aminoácidos, também podem ser absorvidos, mas são poucos encontrados na forma livre no solo.
Com o hidrogênio forma o amoníaco ( NH3 ) e a hidrazina ( N2H4 ). O amoníaco líquido — anfótero como a água — atua como uma base em solução aquosa formando íons amônio ( NH4+ ). O mesmo amoníaco comporta-se como um ácido em ausência de água, cedendo um próton a uma base, dando lugar ao ânion amida (NH2-). Também se conhece largas cadeias e compostos cíclicos de nitrogênio, porém, são muito instáveis.
Com o oxigênio forma vários óxidos como o óxido nitroso ( N2O) ou gás hilariante, o mónoxido de nitrogênio (NO) e o dióxido de nitrogênio ( NO2 ), estes dois últimos são representados genericamente por NOx e são produtos de processos de combustão, contribuindo para o aparecimento de contaminantes (smog fotoquímico). Outros óxidos são o trióxido de dinitrogênio ( N2O3 ) e o pentóxido de dinitrogênio (N2O5), ambos muito instáveis e explosivos, cujos respectivos ácidos são o ácido nitroso (HNO2) e o ácido nítrico (HNO3) que, por sua vez, formam os sais nitritos e nitratos.
Materiais e Reagentes
- Tubo de ensaio;
- Bastão de vidro;
- Becker;
- Kitassato;
- Mangueira;
- Ácido clorídrico concentrado;
- Amônia concentrada;
- Ácido nítrico concentrado;
- Cobre metálico;
Procedimento experimental
1) OBTENÇÃO E PROPRIEDADES DA AMÔNIA
A vidraria utilizada foi montada conforme o desenho da figura abaixo:
[pic 1]
Foi dissolvido 8 g de hidróxido de sódio em 50 mL de água destilada em um kitassato e acrescentou-se cerca de 11 g de cloreto de amônio. O kitassato foi aquecido.
Borbulhou-se o gás que sai em um Becker contendo água destilada com algumas gotas de fenolftaleína. Foi observar o que ocorre e equacionado todas as reações que ocorreram.
Borbulhou-se o gás em um tubo de ensaio contendo solução de sulfato de cobre e em seguida borbulhou-se o gás em outro tubo de ensaio contendo solução de cloreto de cobalto. Foi equacionado as reações ocorridas.
...