Determine as características físico-químicas básicas do alumínio
Seminário: Determine as características físico-químicas básicas do alumínio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ThaynaSherry • 1/4/2014 • Seminário • 765 Palavras (4 Páginas) • 381 Visualizações
Etapa 01
Identificar quais são as principais características físico-químicas do alumínio. Pesquisar e justificar quais são as propriedades extensivas e intensivas do alumínio
Símbolo químico Al;
Elemento químico metálico trivalente;
Número atômico 13;
Massa atômica 26,98 g/mol;
Mais facilmente encontrado na forma de Al-3;
Muito reativo;
Resistente à corrosão;
Alta condutividade térmica e elétrica;
Baixa densidade;
100% reciclável;
Estado de oxidação 3;
Ponto de fusão 660,45ºC;
Ponto de ebulição 2520ºC;
Potencial de ionização 5,98 eV;
Potencial elétrico 1,66V
Eletronegatividade 1,5;
Volume atômico 9,99 cm-3;
Entaopia de fusão 10,71 kJ/mol;
Entaopia de ebulição 14,9 kJ/mol;
Pressão de vapor 1mmHg a 1284ºC;
Solúvel em HCL, H2SO4, água quente (180ºC) e soluções alcalinas;
Coeficiente de dilatação térmica 23x10-6 L/ºC
Definimos como propriedades físicas aquelas que se relacionam com as transformações físicas, ou seja, transformações em que a constituição da substancia não é alterada.
Já as propriedades químicas são as que se relacionam com as transformações químicas, ou seja, existe a formação de novas substancias a partir das que existiam inicialmente.
As propriedades que não dependem da quantidade de amostra analisada são chamadas de propriedades intensivas e podem ser, por exemplo, o ponto de fusão, densidade ou temperatura.
As propriedades extensivas das substancias são aquelas que dependem da quantidade de amostra analisada, estão relacionadas com a quantidade de substancia presente e podem ser, por exemplo, a massa ou o volume.
Escrever um texto justificativo sobre como o alumínio é encontrado na natureza, relacionando suas principais características com a produção de objetos para o dia a dia
O alumínio é obtido através da extração da bauxita, que é o terceiro mineral mais presente na crosta terrestre. Encontrado na tabela periódica com o símbolo químico Al, é um solido cristalino, leve, com coloração branco-prateado e assume o tom cinza-prateado e fosco após reagir com o ar e formar a película protetora de corrosao, sem odor específico à temperatura ambiente. Atóxico como metal, é não magnético e não cria faíscas quando exposto a atritos. É o segundo metal mais maleável que existe na natureza, perdendo apenas para o ouro. Por sua alta condutividade térmica é muito usado na fabricação de panelas de cozinha.
É extremamente útil para a fabricação de objetos por ser resistente, abundante na natureza, 100% reciclável (o que representa economia e aumenta sua vida útil e estabilidade no seu valor, além de colaborar com a preservação do meio ambiente), possuir alta condutividade elétrica e térmica e baixo ponto de fusão e ser bem maleável, é muito utilizado para soluções aeronáuticas na fabricação de foguetes, aviões e helicópteros.
O alumínio se exposto à oxidantes reage formando uma película fina, continua e protetora em sua superfície que promove resistência a corrosão. No entanto, se misturado com halogênios pode levar à ignição e causar explosões.
Como em estado puro o alumínio possui uma resistência mecânica limitada, existe a necessidade de formar amálgamas com outros materiais metálicos, que podem ser o magnésio, o silício, o cobre, o manganês, entre outros. As amálgamas são mais resistentes
...