Documentário "Átomo: duelo de Titãs". Sobre este documentário vocês devem
Por: shayjunior • 9/2/2019 • Trabalho acadêmico • 555 Palavras (3 Páginas) • 1.753 Visualizações
Atividade 01: Documentário "Átomo: duelo de Titãs". Sobre este documentário vocês devem:
- Destacar quais são os principais fatos históricos relacionados a "descoberta do átomo";
Em 1906, Boltzman acreditava que a matéria não podia ser infinitamente divisível (existência do átomo), sem apoio cientifico e sem o apoio da igreja, enforcou-se.
Porém em meados do século de XIX com a revolução industrial a questão do átomo volta a existir.
Robert Brown fez um experimento espalhando grão de polén na água ( movimento browniano)
Em 1911, Rutherford sugeriu que os elétrons orbitam o núcleo atômico como os planetas ao redor do sol. Em 1914, Bohr modificou o modelo de Rutherford, introduzindo a idéia de níveis de energia.
- Quais são os principais modelos explicativos para as particulas partículas sub-atômicas e sobre quais contextos sócio histórico foram construídos;
Modelo atômico de Dalton (“modelo da bola de gude”), Modelo atômico de Thomson (“modelo do pudim de passas”), Modelo atômico de Rutherford (“modelo do sistema solar”), Modelo atômico de Rutherford-Böhr
- Como e porque temos hoje teorias do tipo, multiversos, universos paralelos, teoria das cordas, etc... Como se originaram, quais são seus fundamentos e, por fim, o que é o Átomo?
Átomo é uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central de carga elétrica positiva envolto por uma nuvem de eletrons de carga negativa. O núcleo atómico é composto por prótons e nêutrons.
Atividade 02: Filme "Ponto de Mutação". Em relação a este filme vocês devem:
- Procure explicar com funciona o paradigma cartesiano, o paradigma newtoniano e o paradigma reducionista destacando as principais semelhanças e diferenças entre estes diferentes modelos de explicar o mundo material.
O paradigma cartesiano caracteriza-se por propor uma visão mecanicista do conhecimento, composta de várias partes menores que se unem. Assim para entender o funcionamento de qualquer máquina, objeto, é preciso desmonta-lo ou fragmentar para conhecer. Segundo o paradigma cartesiano, para conhecer o todo, é necessário dividi-lo nas várias partes que o integram e estudar cada uma dessas partes individualmente. Reducionismo, em filosofia, é o nome dado a teorias correlatas que afirmam, grosso modo, que objetos, fenômenos, teorias e significados complexos podem ser sempre reduzidos, ou seja, expressos em unidades diferentes, a fim de explicá-los em suas partes constituintes mais simples.
- O que é necessário para descontruir paradigmas antigos e aceitor novos paradigmas?
Novos paradigmas se instalam como forma necessária à preservação do ambiente natural para permitir o futuro do planeta. Na atualidade, assim como para um futuro próximo o novo paradigma para a compreensão e interpretação dos fatos predominante do ser humano no seu ambiente natural.
- O que diferencia o modelo holístico ou sistemico dos outros paradigmas? Porque Capra defende este modelo?
È a ideia de que as propriedades de um sistema, quer se trate de seres humanos ou outros organismos, não podem ser explicadas apenas pela soma dos seus componentes. O sistema como um todo determina como se comportam as partes
...