TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EQUILÍBRIO DE SOLUBILIDADE- ENSAIOS DE PRECIPITAÇÃO E SOLUBILIDADE

Por:   •  17/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  1.524 Visualizações

Página 1 de 5

           Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia[pic 1]

                DQE - CAMPUS DE JEQUIÉ

Relatório Nº 05 - Química Analítica I 2011.2

EQUILÍBRIO DE SOLUBILIDADE- ENSAIOS DE PRECIPITAÇÃO E SOLUBILIDADE

Laís de Novaes Pires (IC)1*, Sulene Alves de Araujo (PQ)1.

1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Av. José Moreira Sobrinho, s/nº, CEP: 45206-191- Jequié- BA.

Departamento de Química e Exatas – DQE.Licenciatura em Química

* lai.np@hotmail.com

RESUMO

Essa prática mostra a dissolução e a precipitação de compostos, e comprova o Princípio de Le Chatelier ao perturbar o estado de equilíbrio mudando a temperatura e influenciando a solubilidade dos sais analisados.

OBJETIVO

Proporcionar ao aluno maior conhecimento no conceito de equilíbrio químico, mostrar os estados de equilíbrio existente, aos fatores que afetam o deslocamento do equilíbrio.

INTRODUÇÃO

As reações usadas na química analítica nunca resultam na completa conversão de reagentes em produtos. Ao contrário, elas procedem para um estado de equilíbrio químico no qual a razão das concentrações de reagentes e produtos é constante.

Os resultados de um experimento ilustram que a relação de concentração no equilíbrio químico é independente do caminho pelo qual o estado de equilíbrio é alcançado. Entretanto, essa relação é alterada pela aplicação de uma perturbação ao sistema. Tais perturbações incluem variações na temperatura, na pressão, ou na concentração total de um reagente ou produto.

O princípio de Le Chatelier, diz que a posição de um equilíbrio sempre é deslocada na direção que alivia a perturbação que é aplicada a um sistema.

O produto de solubilidade é a constante de equilíbrio para a reação na qual um sal sólido se dissolve, liberando os seus íons constituintes em solução.

Há imensos casos em que o precipitado obtido a uma temperatura baixa volta a dissolver-se se for aquecido. Nestes casos, a temperatura influi imenso no grau de precipitação. Mesmo quando a dissolução com o aumento da temperatura não é completa, temos que atender à sua influência na solubilidade dos precipitados. Assim, por exemplo, a solubilidade do AgCl a 100°C é cerca de 25 vezes maior que a 10°C. A solubilidade da maioria dos precipitados aumenta com a temperatura, embora nem sempre esse aumento seja muito sensível.

METODOLOGIA – PARTE EXPERIMENTAL

Para identificação dos cátions presentes em soluções, adicionou-se 20 gotas de cada uma das soluções dos cátions, Ag+, Pb2+,Cu2+ e K+ (todos com concentração 0,1M) em tubos de ensaio convenientemente identificados.

Adicionou-se 10 gotas de HCl 0,25 M a cada um dos tubos. Em seguida, o conteúdo foi homogeneizado e observou-se a reação ocorrida.

Repetiu-se o procedimento utilizando 10 gotas de soluções de cromato de potássio (K2CrO4) 0,1M, hidróxido de sódio (NaOH) 0,25M e ácido sulfúrico(H2SO4) 1,0M.

Em cada etapa quando utilizados o HCl, K2CrO4, NaOH e H2SO4 lavou-se os precipitados formados com água destilada, eliminando os sobrenadantes. Adicionou-se novamente água destilada, levando os precipitados ao banho-maria por alguns minutos, verificando se a solubilidade dos mesmos foi afetada em água quente a 100° C.

RESULTADOS e DISCUSSÕES

Etapa 1:

Na identificação dos cátions com HCl, os seguintes resultados foram obtidos. Como mostrado na tabela 01.

Tabela 01: Resultado para identificação de cátions com solução de HCl.

Sais

Reagentes

Formação de precipitado

Coloração

AgNO3

HCl

Sim

Branco

Pb(NO3)2

HCl

Sim

Branco

KNO3

HCl

Não

Incolor

Cu(NO3)2

HCl

Não

Azul claro

AgNO3(aq) + HCl(aq)  → AgCl(s) + HNO3(aq) [pic 2][pic 3]

Pb(NO3)2(aq) + 2HCl(aq) → PbCl2(s) + 2HNO3(aq) KNO3(aq) + HCl(aq) → KCl(aq) + HNO3(aq)

Cu(NO3)2(aq) + 2HCl(aq) → CuCl2(aq) +2HNO3(aq)

Em todas as reaçãos obteve-se os cloretos correspondentes e ácido nítrico. Todos os cloretos são solúveis, com exceção dos  de Ag+, Pb2+ e Hg22+, por isso só observou-se a formação de precipitado  nos cloretos de Ag+, Pb2+.

Ao aquecer os sólidos, somente o PbCl2(s) se dissolveu, demonstrando maior solubilidade que o  AgCl. Segundo a Le Chatelier, o aumento da temperatura numa dissociação endotérmica faz aumentar a solubilidade do sal, enquanto numa dissociação exotérmica, faz diminuir a solubilidade do sal.

Etapa 2:

Os resultados de identificação dos cátions em K2CrO4 estão expressos na tabela abaixo.

Tabela 02: Resultado para identificação de cátions com solução de cromato de potássio.

Sais

Reagentes

Formação de precipitado

Coloração

AgNO3

K2CrO4

Sim

Marrom

Pb(NO3)2

K2CrO4

Sim

Amarelo claro

KNO3

K2CrO4

Não

Amarelo ouro

Cu(NO3)2

K2CrO4

Sim

Marrom

Reações dos sais acima em K2CrO4: 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (220.5 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com