ESTABILIDADE DOS COMPOSTOS DE FTALOCIANINA
Por: YUNG RAPUNXEL™ • 10/1/2017 • Trabalho acadêmico • 271 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO 3 – ESTABILIDADE DOS COMPOSTOS DE FTALOCIANINA
PROF. ALEXANDRE LEGENDRE
OTÁVIO AGUIAR
BAURU
2016
Os compostos ftalocianínicos podem ser definidos como policiclos que apresentam aromaticidade (uma vez que apresenta um arranjo planar e cíclico de 18 elétrons conjugados, estável devido à ocupação total dos orbitais moleculares ligantes), apresentando anéis benzênicos fundidos a pirróis. A alta densidade eletrônica e a presença de ligações π possibilitam a doação de pares de elétrons e a coordenação a um centro metálico como zinco, silício, alumínio e rutênio, por exemplo, sendo denominadas genericamente de ‘metaloftalocianinas’. O efeito da deslocalização eletrônica, portanto é um fator que causa uma elevada estabilização nesses compostos.
[pic 2]
Figura 1: Ftalocianina e complexo ftalocianínico
Um outro efeito responsável pela estabilidade dos compostos contendo ftalocianina está relacionado com o efeito quelato, uma vez que o ligante apresenta vários sítios de fixação no centro metálico, forma-se uma estrutura cíclica estável em que o metal é ‘cercado’ pelos sítios doadores. Termodinamicamente, espera-se uma constante de formação elevada para complexos ftalocianínicos (com aumento entrópico) uma vez o efeito possibilita a formação de anéis de seis membros, com pouca tensão estérica (além de alguns anéis de cinco já existentes, de menor tensão que os de seis membros) e dissociação improvável uma vez que ela exigiria a ruptura de várias ligações entre o centro metálico e átomos doadores que permaneceriam próximos do ácido de Lewis.
Um terceiro efeito responsável pela estabilidade desses compostos é o efeito macrocíclico, uma vez que o ligante, com vários átomos doadores e formando uma estável estrutura cíclica, promove uma estabilidade adicional ao complexo com mesmos átomos doadores (no caso, átomos de nitrogênio) se comparado a ligantes monodentados.
...