EXTRACCAO DE SUBSTANCIAS NATURAIS
Por: 18121994 • 16/4/2015 • Relatório de pesquisa • 1.583 Palavras (7 Páginas) • 390 Visualizações
Índice
1. Introdução
1.1. Objectivos
1.1.1. Objectivo geral
1.1.2. Objectivos específicos
2. Fundamentação teórica
3. Aula Prática n° 3: Medicamentos
3.1. Experiência 1: Síntese da Aspirina
3.1.1. Procedimentos
3.1.2. Esquema da aparelhagem
3.1.3. Observações
3.1.4. Interpretação dos resultados
3.2. Experiência 2: Recuperação do ácido Acetilsalicílico (AAS) de comprimidos de aspirina
3.2.1. Procedimentos
3.2.2. Esquema da aparelhagem
3.2.3. Observações
3.2.4. Interpretação dos resultados
4. Conclusão
5. Bibliografia
1. Introdução
O presente relatório da aula prática laboratorial número 3 abordará em torno dos medicamentos, que são substâncias com uma grande relevância no nosso dia-a-dia atendendo as doenças que nos deparamos na nossa sociedade. Em especifico debruçar-se-á da síntese da aspirina. Mas também tratará da recuperação do AAS dos comprimidos da aspirina uma vez que este é o componente fundamental dos mesmos.
1.1. Objectivos
1.1.1. Objectivo geral
- Obter laboratorialmente a aspirina e o ácido acetilsalicílico a partir de comprimidos de aspirina.
1.1.2. Objectivos específicos
- Sintetizar a aspirina a partir do ácido salicílico, anidrido acético e ácido fosfórico;
- Recuperar o ácido acetilsalicílico (AAS) de comprimidos de aspirina;
- Calcular a percentagem do ASS contido em cada comprimido.
2. Fundamentação teórica
Aspirina (Ácido Acetilsalicílico)
[pic 1]
Ácido 2-acetoxibenzoico
A aspirina (ácido acetilsalicílico) é sintetizada a partir de uma reacção de acetilação do ácido salicílico (composto aromático bifuncional: fenol e ácido carboxílico). E usam-se catalisadores para acelerar a reacção, o ácido fosfórico ou ácido sulfúrico.
Aspirina (Ácido Acetilsalicílico) é um medicamento (fármaco) pertencente ao grupo de anti— inflamatórios não esteroides (AINE), utilizado como anti--inflamatório, anti-réptico, e como analgésico.
A Aspirina é um analgésico, actua aliviando a dor sem causar inconsciência significativa, é um anti-réptico reduz a febre e provoca uma sensação de bem-estar.
O seu mecanismo de acção baseia-se na inibição irreversível da enzima ciclo-oxigenase envolvida na síntese de prostaglandinas:
- A aspirina inibe a primeira etapa da síntese das prostaglandinas, e por isso é um anti—. inflamatório;
-bloqueia a acção de um tromboxano agregador das plaquetas sanguíneas e por isso é um anti— trombolitico
A aspirina como um analgésico, pode actuar no local da dor impedindo com que o efeito da dor chegue no sistema nervoso central – SNC (analgésico periférico). Também pode actuar perifericamente através da modificação dos impulsos nervosos na origem.
A Aspirina (Ácido Acetilsalicílico) ou ainda ácido 2-acetoxibenzoico é constituída por 80% de Ácido Acetilsalicílico e 10— a 20 % de amido.
A Aspirina (Ácido Acetilsalicílico) é insípida e menos irritante para o estômago, por ser menos ácido que o ácido salicílico.
3. Aula Prática n° 3: Medicamentos
3.1. Experiência 1: Síntese da Aspirina
Material | Reagentes |
-Mini— Lab -Funil de vidro; -Vareta de vidro; Espátula; Balança; -Copo de precipitação; -Papel de filtro; Proveta graduada. | - Anidrido acético; - Acido fosfórico a 85%; - Acido salicílico; |
3.1.1. Procedimentos
- Num tubo de ensaio, introduziu-se 1.1 g de ácido salicílico, 2.5 ml de anidrido acético e uma gota de ácido fosfórico.
- Montou-se a aparelhagem e aqueceu-se a mistura sob agitação durante 20min a temperatura de 75— 80º C.
- Retirou-se a aparelhagem do fogão e gotejou-se 1ml de água pelo tubo refluxo. Terminada a evaporação do ácido acético, adicionou-se 10ml de água.
Deixou-se a mistura arrefecer a temperatura ambiente. Filtrou-se a mistura e lavou-se o precipitado com 2-3ml de água destilada.
3.1.2. Esquema da aparelhagem
3.1.3. Observações
Quando levou-se a aparelhagem contendo a mistura de ácido salicílico, anidrido acético e ácido fosfórico ao aquecimento observou-se que paulatinamente os cristais do ácido salicílico iam dissociando-se até sua dissolução completa, sendo que a mistura tomou uma coloração fracamente castanha, findados os 20minutos de aquecimento.
Ao gotejar-se a água sobre o tubo de refluxo libertou-se uma substância com o cheiro de vinagre. Depois da evaporação completa da substância, quando adicionou-se mais água e deixou-se a mistura resultante arrefecer a temperatura ambiente observou-se a formação gradual de um precipitado de cor branca.
...