EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO
Por: Sahsuzan • 29/5/2018 • Relatório de pesquisa • 1.405 Palavras (6 Páginas) • 248 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA
LICENCIATURA EM QUÍMICA
EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO
ANDERSON SILVA
CRISTINA ARAÚJO
JANAYRA RIBEIRO
JOELMA FARIAS
SABRINA SUZAN
Relatório de aula experimental apresentado à disciplina de Química Experimental III realizado em 17 de Maio de 2018.
- INTRODUÇÃO
- OBJETIVO
Separar os componentes de uma mistura de três compostos orgânicos através da extração com solventes quimicamente ativos.
- METODOLOGIA EXPERIMENTAL
- Materiais e Procedimentos
3.1.1 Materiais
|
|
3.1.2 Procedimentos
Primeiramente analisou-se se o funil estava correto, se havia algum vazamento, e alguns vapores, e depois o experimento começou a ser feito passo a passo, foram-se pesados 1g de ácido benzóico, 1g de p-toluidina e 1g de naftaleno em um béquer de 150 mL, adicionou-se 30 mL de clorofórmio ao béquer e agitou-se ate a solubilização, foram tranferidos 15 mL da solução de NaOH 5%, agitou-se a mistura por aproximadamente 30 segundos, após a separação das fases, coletou-se a fase orgânica mim erlenmeyer de 125mL e a fase aquosa foi recolhida para o béquer de 150 mL, e retornou-se a fase orgânica para o funil de separação, adicionou-se mais 15 Mlk da solução de NaOH 5% ao funil de separação, agitou-se e houve a separação da fase orgânica e da fase aquosa, a fase orgânica foi coloca no erlenmeyer de 125mL e a fase aquosa no béquer, e retornou-se a fase orgânica para o funil de separação, adicionou-se 15 mL de água ao funil de separação agitou-se e separou-se a fase orgânica da aquosa, a fase orgânica foi transferida para o erlenmeyer e a fase aquosa para o béquer, e retornou-se a fase orgânica para o funil de separação, adicionou-se 15 Mlk de solução ácida (HCl 5%) agitou-se a mistura por aproximadamente 30 segundos e esperou-se a separação das fases, a fase orgânica foi coletada no erlenmeyer de 125 mL, e a fase aquosa foi coletada para o béquer B, e retornou-se a fase orgânica para o funil de separação, adicionou-se 15 mL de água no funil e agitou-se e esperou-se a separação das fases, a fase orgânica foi coletada no erlenmeyer de 125 mL e a fase aquosa foi coletada para o béquer B, adicionou-se cerca de 3g de cloreto de cálcio no erlenmeyer e agitou-se aproximadamente por 15 minutos, realizou-se a filtragem do conteúdo para o béquer , foi deixado o béquer na capela para a completa evaporação do clorofórmio, recuperou-se o composto do béquer A pela mudança do meio básico para ácido, adicionando-se HCl 15 %, filtrou-se o conteúdo em um funil de Buchner, recuperou-se o composto do béquer B pela mudança do meio ácido para o meio básico, adicionando-se NaOH 15% filtrou-se o conteúdo do béquer B e esperou a secagem.
4 Resultados e Discussão
Ao adicionar 1,0011g do ácido benzoico, 1,0086g de p-toluidina e 1,1265g de naftaleno, observou-se que a coloração da mistura ficou verde. Logo em seguida, quando os 30ml de clorofórmio foram adicionados ao Becker e agitado, formou-se a criação da fase orgânica. (Coloração verde). Em seguida, quando a fase orgânica foi transferida para o funil de separação e adicionado mais de 30ml duas vezes de solução básica de NaOH 5%, notou-se uma mudança na coloração de verde para rosado enquanto estavam misturando (balançando) as duas substancias dentro do funil de separação. Ao parar de agitar, observou-se duas fases dentro do funil: orgânica (solutos) e aquosa (NaOH). Fase orgânica em baixo e fase aquosa em cima.
Logo após foram separadas as fases orgânica e aquosa.
A fase orgânica voltou para o funil de separação e foi adicionado mais 15ml da solução NaOH 5% e se teve como resultado o mesmo a cima citado.
A fase orgânica voltou novamente para o funil de separação, foi adicionado 15ml de agua, foi agitado, coletado e separado no becker A (coloração esbranquiçada) e quando foi adicionado 15ml da solução acida (HCl) 5% e agitado, notou-se uma mudança na coloração da fase orgânica, comparada as fases anteriores. A fase orgânica ficou esbranquiçada e a fase aquosa ficou azul. A fase orgânica do passo 8 no roteiro foi coletada e voltou novamente para funil de separação e a fase aquosa foi coletada e separada no becker B (coloração azul).
Os últimos procedimentos citados foram repetidos.
Em seguida, quando foi adicionado 15ml de água no funil de separação e agitado, notou-se a mudança na coloração onde a fase orgânica e aquosa focaram esbranquiçadas, porém, deu para notar as duas fases. Mais uma vez a fase orgânica foi coletada e a fase aquosa recolhida para o becker B.
A extração de solutos utilizando solventes líquidos ativos dá-se a partir não apenas com base na polaridade das moléculas utilizando-se de forças de Van der Vaals, mas nesse tipo de extração há reações que separam moléculas mais polares de outras menos. No caso do experimento realizado as reações ocorrem sob o caráter ácido-base que os solutos e solventes possuem, ou seja, com um solvente básico extrai-se um soluto ácido gerando o seu sal, e um soluto básico extrai-se com um solvente ácido gerando também um sal. As reações que ocorreram com o ácido benzóico e com a p-toluidina ficam abaixo demonstradas na Figura 1:
...