TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletroquímica

Por:   •  2/4/2015  •  Artigo  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

Eletroquímica

As reações de óxido-redução são aquelas em que nox de pelo menos uma das espécies envolvidas no processo sofre alterações.Uma das espécies sofre oxidação enquanto a outra sofre redução.Quando o elemento tem o seu nox aumentado tem então o aumento de oxidação e se tem nox diminuído então sofre uma redução.

    Exemplo: Zn(s)→Zn²+(aq)+2e-

O zinco metálico teve seu nox aumentado de zero (Zn) para +2 (Zn2+); portanto sofre oxidação.

   Exemplo: Cu2+(aq) + 2e-→Cu(s)

O íon cobre teve seu nox diminuído de +2 (Cu2+) para zero (Cu); portanto sofre redução.

A Pilha de Daniell

O homem precisou aprender a produzir eletricidade e por isso vários métodos, foi então que surgiu a pilha.A primeira pilha foi construída em 1836,apresentava um esôfago de boi no lugar da ponte de salina,com a finalidade de separar duas soluções salina.

Esquema da Pilha de Daniell

[pic 1]

No compartimento da esquerda, temos uma placa de cobre metálico imerso em uma solução de sulfato de cobre I(CuSo4 → Cu2+(aq)+So42-(aq),no compartimento direito temos uma placa de zinco metálico imerso em uma solução de sulfato de zinco (ZnSo4→ Zn2+(aq)+ So42-(aq).Os dois compartimentos (chamados de eletrodos) são ligados por um fio externo por onde circula os elétrons e por meio de uma parte salina esta pode ser substituída por uma membrana porosa.

A Pilha em Funcionamento

O zinco começa a oxidar-se e os íons do cobre a reduzir.

No esquema da Pilha de Daniell,os elétrons gerado na oxidação do zinco circulam pelo fio externo e chegam ate a placa de cobre,os íons Cu2+ presentes na solução em contato irão sofrer redução.

A medida que a pilha funciona a placa de zinco vai sendo gasta(diminuindo a massa,o a intensidade da corrente e pequena essa diminuição não e tão visível)e a concetraçao de íons Zn2+ em solução vai aumentando.

A Pilha de Salina

Antes da pilha começar a funcionar as duas  soluções dos dois compartimentos são eletricamente neutras.A medida que a pilha começa a funcionar devido a oxidação do zinco a quantidade de Zn2+ em solução aumenta.Para manter se neutro os anions contido na parte salina se deslocam para a solução,devido a redução do Cu2+ as cargas positivas vão diminuindo,para manter neutra os cátions contidos na parte salina se deslocam para a solução.

A função da Ponte Salina e manter a neutralidade de cargas nos dois eletons.Anions vão para o eletrodo em que ocorre a redução.

   

        Procedimento no Laboratório

[pic 2][pic 3]

1.Pegar dois frasco de vidro(béquer de 100ml)

2.Colocar aquosa de CuSo4 1,0 mol-1 em um béquer no outro colocar a solução aquosa de ZnSo4 1,0 mol-1.

3.Junte os dois frasco e coloque a ponte salina uma ponta em cada, lembrando que a ponte não deve existir bolha.

4.Com o voltímetro ligue o jacaré vermelho no polo + e o jacaré preto no polo - .

5.Ligue o lede e verifique se funciona o se não junte com mais uma pilha em serie.

Exercícios PLT 150 Praticas De Laboratório para Engenharia pag:169 a 170

1.Questões para laboratório

Conhecendo as massas atômicas:o=16g mol-1;s=32g mol-1; Cu=63,5g mol-1;Zn=65,3g mol-1; calcule as concentrações  em mol por litro aproximadas das duas  soluções e explique por que foram escolhidas as massas indicadas dos sais?CuSo4= Cu x1=63,5+S X1=32+O X4=64 a soma e = a 159,5 g/mol

1.sendo dadas as equações das semi-reaçoes,com seus potencias padrão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (201.7 Kb)   docx (182.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com