Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira
Por: analinecz • 18/10/2023 • Trabalho acadêmico • 460 Palavras (2 Páginas) • 77 Visualizações
XIV EBRAMEM - Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira[pic 1]
28-30/Abril, 2014, Natal, RN, Brasil
Uso da capsaicina como preservante natural de madeiras
1Ziglio, Analine Crespo (analinecz@yahoo.com.br), Gonçalves, Débora (gdebora@ifsc.usp.br)
1Universidade de São Paulo (USP)
Instituto de Física de São Carlos / Av. Trabalhador São Carlense, 400
Doutoranda
RESUMO
A durabilidade natural da madeira é definida como a sua vida média útil em serviço após ser exposta a fatores abióticos e a organismos xilófagos, principalmente térmitas e fungos1. Estes organismos utilizam os polímeros naturais da parede celular da madeira como fonte de nutrição, sendo que alguns deles possuem sistemas enzimáticos capazes de metabolizá-los2. Para evitar a biodeterioração da madeira, um tratamento que tem sido bastante empregado é o uso de produtos químicos de impregnação à base de metais, tais como cobre, crômio, arsênio e boro, além do creosoto e aminas. Esses compostos possuem alguns inconvenientes, tais como toxidade aos seres vivos, além disto os metais pesados são acumulativos no meio ambiente3. Uma alternativa ecologicamente aceitável para a preservação da madeira é a utilização de substâncias de menor toxidade. Neste trabalho, avaliou-se a eficácia do uso do óleo de capsaicina, extraído das pimentas Malagueta, Red Savina e Bhut Jolokia, no tratamento da superfície de madeiras do gênero Pinus sp. Os corpos de prova foram submetidos ao ataque dos fungos Paecilomyces variotti e Pycnoporus sanguineus. A partir dos resultados de medidas de ângulo de contato das superfícies das madeiras tratadas com óleo de capsaicina, observou-se que a pimenta Bhut Jolokia proporciona maior molhabilidade. O tratamento preservante fez com que a energia de superfície diminuisse se comparadas as amostras de madeiras sem tratamento preservante, devido às contribuições polares e dispersivas. A análise estatística dos resultados, pelo método de Tukey, mostrou que não existe um grupo de resultados estatisticamente equivalente aos obtidos com a amostra testemunha (sem tratamento). O óleo da capsaicina extraída da pimenta Bhut Jolokia mostrou-se mais eficiente como preservante devido ao seu maior grau de pungência (alto teor de capsaicina), quando se compara às pimentas Red Savina e Malagueta (médio/baixo teor de capsaicina), marcando, assim, o seu potencial uso como preservante natural de madeiras. Neste caso, suas características principais para este tipo de uso são o baixo custo e a baixa toxicidade.
Palavras Chave: Fungos degradadores. Capsaicina. Preservante natural.
Área Temática: Durabilidade/Preservação e Restauro.
REFERENCIAS
1. ARAUJO, H.J.B.; MAGALHÃES, W.L.E.; OLIVEIRA, L.C. Durabilidade de madeira de eucalipto citriodora (Corymbia citriodora (Hook.) K.D. Hill & L.A.S. Johnson) tratada com CCA em ambiente amazônico. Acta Amazonica. v.42, n.1, p.49-58, 2012.
2. OLIVEIRA, A.M.F. et al. Agentes destruidores da madeira. In: LEPAGE, E. S. (Ed). Manual de preservação de madeiras. São Paulo: IPT. v.1, p.99-278, 1986.
...