Equipamentos de Separação de Misturas
Por: jayres2018 • 5/11/2018 • Trabalho acadêmico • 657 Palavras (3 Páginas) • 228 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
PRÁTICAS DE QUÍMICA – QUI0446X
PROF. ALMIR LUIS BRANCHER
ALUNO: JEFERSON AYRES
ENGENHARIA CIVIL
Trabalho 2
Equipamentos de separação de misturas
O processo de separação de misturas é de grande importância em vários aspectos de nossa vida, como a retirada de poluentes da água para torna-la potável, separação de componentes para a elaboração de remédios, alimentos e produtos de limpeza; bem como na obtenção do sal de cozinha, análises clínicas em laboratórios, separar componentes do lixo para destinar ao processo de reciclagem correto, entre outros vários processos cotidianos.
Contudo, tendo em vista a variabilidade das composições, se faz necessário a aplicação de técnicas ou métodos especiais para cada caso. As técnicas podem ser químicas ou físicas, tendo como preceito básico o uso das propriedades dos próprios componentes das misturas para separá-las.
Ferramentas de separação:
FILTRO PRENSA
É um equipamento que faz a separação entre sólidos e líquidos, sua função é a retirada de resíduos sólidos encontrados em misturas líquidas. Nessa separação pode-se recuperar, aproveitar e limpar uma solução ou dar novas características para produtos obtidos de soluções aquosas em que se quer industrializar o liquido ou o sólido retido no processo.
Os filtro prensa são equipamentos muito usados no tratamento de água e efluentes, em industrias de mineração entre outras. São uma opção muito eficaz no que diz respeito a custo/benefício, baixo custo de manutenção, baixo consumo de energia, pouco gasto no descarte de resíduo, possibilita o reaproveitamento do material retido e concentra elevada área de filtragem em pequeno espaço físico de instalação.
[pic 1]
EVAPORADOR A VÁCUO
Evaporação é um processo de remoção do solvente de uma solução, em forma de vapor. Este procedimento se dá em um equipamento adequado, denominado evaporador e é usado para concentrar uma solução composta por um soluto não volátil e um solvente que entra em ebulição em temperaturas menores que o soluto. Na situação de efluentes industriais a água é o solvente e os contaminantes são os solutos. A concentração do soluto ocorre por meio da ebulição da solução com a retirada do vapor formado.
Os evaporadores a vácuo são ferramentas que realizam esse processo com alto rendimento e eficiência. Uma vez que uma solução submetida ao vácuo entra em ebulição a baixas temperaturas. Assim, obtém-se ótimos resultados em tratamento de efluentes com baixo consumo de energia.
A uso do evaporador a vácuo em processos industriais de evaporação permite obter uma considerável redução do volume de efluentes e até mesmo a possibilidade de recuperação de sais e das matérias-primas nele contidas em solução, com a reutilização de água destilada.
[pic 2]
TROCA IONICA
Tem por objetivo reduzir os resíduos líquidos gerados pelos processos químicos industriais e também fazer com que haja a reutilização de água.
Troca iônica é a troca de íons de mesmo sinal entre uma solução e um corpo sólido muito insolúvel. Este corpo sólido é também chamado de trocador de íons ou resina útil, são polímeros portadores de carga elétrica que possuem íons ativos que permutam reversivelmente de posição com outros íons da solução.
[pic 3]
OSMOSE REVERSA
No processo de osmose reversa o se move no sentido da solução mais concentrada para a de menor concentração, deixando isolado o soluto.
...