Estudo de Algumas Propriedades dos Metais Alcalinos
Por: Rebeka Antoniane • 30/10/2018 • Relatório de pesquisa • 476 Palavras (2 Páginas) • 389 Visualizações
Pratica 1 – QUI 120
Estudo de algumas propriedades dos metais alcalinos
Para os experimentos 1 e 2, a seguinte montagem foi realizada:
Preparou-se o experimento colocando cerca de 150 ml de água em um béquer, em seguida colocou-se um tubo de vidro no mesmo com auxilio de um suporte universal e garra. À água adicionaram-se três gotas de fenolftaleína.
Experimento 1- Lítio reagindo com água:
Adicionou-se um pequeno pedaço de lítio ao béquer pelo tubo de vidro. Ao reagir com a água, houve a formação de hidróxido de lítio, deixando a solução com a coloração rosa, e a liberação de gás hidrogênio. Liberação confirmada pela combustão ao ascender um fósforo na borda do tubo de vidro.
[pic 1]
Experimento 2- Sódio reagindo com água:
Um pequeno pedaço de sódio foi introduzido no sistema através do tubo de vidro. Ao reagir com a água, houve formação de hidróxido de sódio, deixando a solução com coloração rosa, ocorreu liberação de hidrogênio comprovada pela combustão, e pequena explosão, ao aproximar a chama do fósforo na borda do tubo de vidro.
[pic 2]
Experimento 3 – Potássio reagindo com a água:
Em um béquer de 50 ml contendo aproximadamente 20 ml de água com três gotas de fenolftaleína, adicionou-se um pedaço extremamente pequeno de potássio. A reação com a água foi imediata, ocorrendo combustão instantânea, observada pela pequena explosão do metal, com liberação de hidrogênio e formação de hidróxido de potássio, deixando a solução com uma coloração rosa.
[pic 3]
Experimento 4:
Lítio, sódio e potássio, respectivamente, reagindo com álcool:
Em três béqueres de 50 ml adicionaram-se 10 ml de álcool, então se adicionou no béquer 1, um pequeno pedaço de lítio, no béquer 2, um pequeno pedaço de sódio e no béquer 3, um pequeno pedaço de potássio. Observou se a lenta dissolução dos metais no álcool,e liberação de bolhas, sendo que, a reação ocorreu de modo mais rápido e com maior liberação de gás na seguinte ordem: potássio, sódio e lítio.
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
Conclusão:
Todos os alcalinos possuem apenas 1 elétron na sua camada de valência, tendo, portanto, a tendência de perder esse elétron e formar cátions monovalentes. Logo, sua energia de ionização é baixa, e é fácil haver a perda desse elétron. Esse fato explica sua alta reatividade. Os metais alcalinos se oxidam rapidamente, e reage violentamente com a água, com a umidade do ar e com o seu oxigênio.
A reação com a água formou hidróxidos, gerando assim uma coloração rosa na presença de fenolftaleína. A velocidade das reações dos metais com água e álcool se deve a sua reatividade. O potássio é o mais reativo, portanto sua reação com a água e álcool foi a mais rápida, seguido pelo sódio e pelo lítio, e a diferença na velocidade da reação entre água e álcool se da ao fato da polaridade da água em relação ao álcool, possibilitando uma facilidade maior de formar compostos com os metais.
...