Estudo de algumas propriedades dos metais alcalinos
Por: Jeferson Kressin • 17/5/2016 • Relatório de pesquisa • 377 Palavras (2 Páginas) • 963 Visualizações
Página 1 de 2
Prática 1
Estudo de algumas propriedades dos metais alcalinos
- O lítio é o metal alcalino mais duro porque possui menor raio atômico. Dessa forma sua estrutura cristalina tem menos espaços vazios e maior compactação que os demais metais alcalinos.
- A região exposta dos metais apresenta uma coloração esbranquiçada devido à formação de óxidos e hidróxidos pela ação do oxigênio e da umidade do ar, respectivamente.
- A formação de uma substância básica foi identificada pela cor rosa após a adição da fenolftaleína; houve formação de um gás explosivo que foi indicada pela intensificação da chama. Assim, a equação que descreve a reação é
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
- A reação do sódio com água provoca uma explosão mais intensa, uma vez que tal reação é mais exotérmica, liberando mais calor e acelerando a liberação de H2. Além disso, o sódio apresenta menor energia de ionização em relação ao lítio; logo, o sódio é mais reativo que o lítio.
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
- Energia de ionização: energia necessária para remover um elétron da camada mais externa da espécie. É medida em elétron-volts (eV) ou quilojoule por mol (kJ/mol).
Potencial padrão de redução: medida eletroquímica da tendência da espécie de adquirir elétrons e portanto, ser reduzida, em relação ao eletrodo padrão de hidrogênio. O valor é medido em volts (V) ou milivolts (mV).
O quadro 1.3 não dá informação sobre a reatividade dos compostos. Foi observada a seguinte ordem de reatividade:
[pic 7]
- Por apresentar menor energia de ionização que os demais, o potássio é mais reativo em reação em que a espécie se torna um cátion. O lítio, por outro lado, tem a menor energia de ionização é o menos reativo.
Todos os metais alcalinos utilizados reagiram mais fortemente com a água. Isso ocorreu porque a reatividade dos metais alcalinos está relacionada com a acidez do solvente, já que a reação ocorre entre o metal e o próton:
[pic 8]
A constante de autodissociação da água é 100 vezes maior que a do etanol (Kw água= 10-14 ; Kw etanol = 10-16) e por isso a concentração hidrogeniônica em meio aquoso é dez vezes maior que em meio alcoólico. Dessa forma, a cinética é mais rápida no primeiro (água) que no segundo (etanol).
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com