Etanol hidratado
Tese: Etanol hidratado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biiabueno • 9/8/2014 • Tese • 1.181 Palavras (5 Páginas) • 353 Visualizações
Etanol hidratado (etanol comum)--Nos postos de combustível, o álcool hidratado é aquele vendido como etanol comum, ou apenas etanol. Esse é o mesmo tipo de álcool utilizado na produção de bebidas, alimentos, cosméticos, aromatizantes, produtos de limpeza, remédios, vacinas, entre outros produtos, mudando nesses casos o processo de pós-fabricação. No Brasil, ele é feito principalmente através da fermentação da cana-de-açúcar (processo em que as moléculas de açúcar da cana são transformadas, com a ação de fermento de leveduras, em álcool e gás carbônico), mas pode ser obtido também através de outros vegetais, como milho e beterraba, ou em processos químicos controlados em laboratório.Para ser vendido, o álcool precisa cumprir uma série de pré-requisitos, chamados de especificações, estabelecidos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Entre as especificações, consta que ele precisa ser límpido, transparente, isento de impurezas, com graduação alcóolica entre 95,1% e 96%, PH neutro, e com uma tolerância extremamente pequena de minerais e metais como ferro, sódio e cobre. Agentes comerciais que descumpram esses quesitos podem sofrer sanções administrativas ou pecuniárias (multa).
Até hoje, o Brasil é o único país que utiliza o etanol hidratado puro como combustível, o E100 (100% etanol, embora também haja água na mistura). O primeiro carro movido 100% a álcool foi lançado no país em julho de 1979: o Fiat 147. A maior mistura vista no exterior ocorre na Suécia, que utiliza em alguns ônibus o E95, com 5% de aditivos para melhorar ignição. Em carros de passeio, os Estados Unidos e alguns países da Europa usam o E85 em motores flex. Uma das dificuldades em consolidar o etanol hidratado no mercado internacional é o frio, pois o etanol perde sua capacidade de gerar combustível em temperaturas abaixo dos 13 °C.Por ser produzido nacionalmente e ter baixo custo, o preço do etanol é sempre menor que o da gasolina. Nos períodos de entressafra da cana-de-açúcar, intervalo em que o produto não é colhido, o que acontece no verão e meses próximos, o etanol fica mais caro, pois a oferta do produto é menor. O álcool é mais viável economicamente quando seu preço é 30% mais barato em relação à gasolina.
Etanol anidro (etanol na gasolina)
Além do álcool comum, o etanol também está presente como combustível em sua mistura com a gasolina. O etanol misturado é o etanol anidro, etanol com graduação alcoólica próxima a 100%. Seu processo de fabricação é o mesmo do álcool hidratado, com a diferença que após a fermentação ocorre sua desidratação (retirada da água utilizando o método da destilação). Além do uso combustível, o etanol anidro também tem grande utilidade industrial, estando presente em solventes, tintas e aerossóis.
A legislação sobre a especificação do produto é a mesma do álcool hidratado: Regulamento Técnico ANP nº3/2011, anexo da Resolução ANP Nº7 de 9 de fevereiro de 2011. Uma grande diferença entre os dois é na coloração. Para ser diferenciado facilmente, é obrigatória a adição de um corante laranja no álcool anidro. Em relação à sua graduação alcoólica, o álcool anidro precise ter no mínimo 99,6% de álcool puro.
A presença do álcool anidro na gasolina aumenta o número da octanagem do combustível (resistência a detonações não controladas), aumentando o tempo de vida útil do motor. Outras vantagens é a diminuição da emissão dos gases de efeito estufa, pois o etanol é combustível renovável, e a diminuição dos custos, sendo que o país tem uma alta capacidade de produção de etanol e precisa importar gasolina para atender todo o mercado interno. Até 25%, o etanol pode ser misturado à gasolina sem a necessidade de nenhum ajuste no motor.Desde 1º de outubro de 2011, vigora no país a adição obrigatória de 20% de álcool anidro à gasolina, conforme portaria MAPA Nº 678/2011. Há grande possibilidade de essa mistura, até metade de 2013, subir para 25%.Além do Brasil, diversos países, como México, Índia, Argentina, Colômbia, Japão, alguns países da União Europeia e alguns Estados dos EUA, utilizam a mistura de álcool anidro à gasolina, de forma opcional ou obrigatória. Essas misturam geralmente são de 5% ou 10%, sendo o Brasil o país que utiliza a maior proporção.O preço do álcool anidro segue princípios semelhantes ao do álcool hidratado. Por isso que, em períodos de entressafra, o preço da gasolina também pode aumentar.
Etanol aditivadoUma outra opção de combustível oferecida ao consumidor no início desta década
...