Exemplos de reacções químicas de precipitação que ocorrem na natureza
Artigo: Exemplos de reacções químicas de precipitação que ocorrem na natureza. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wrrafa • 6/11/2013 • Artigo • 896 Palavras (4 Páginas) • 817 Visualizações
que é uma reacção química de precipitação?
Uma reacção química de precipitação é uma reacção química em que ocorre a formação de sais pouco solúveis (precipitados) a partir da mistura de sais solúveis (soluções aquosas de sais).
Exemplos de reacções químicas de precipitação que ocorrem na natureza:
A formação de estalactites e estalagmites nas grutas calcárias e a formação de conchas e de corais.
Precipitação do iodeto de chumbo
Prepara-se uma solução aquosa de nitrato de chumbo, misturando nitrato de chumbo (sólido branco) com água destilada. Forma-se um líquido incolor (transparente). Se utilizarmos água da torneira, forma-se um líquido branco, devido à presença de nitrato de cálcio (sólido branco), resultante da reacção de precipitação entre o nitrato e o cálcio que existe na água da torneira.
Prepara-se uma solução aquosa de iodeto de potássio, misturando iodeto de potássio (sólido branco) com água destilada. Forma-se um líquido incolor (transparente).
Quando se misturam as soluções aquosas de iodeto de potássio e de nitrato de chumbo, ocorre uma reacção química de precipitação, em que se forma iodeto de chumbo (sólido amarelo) e nitrato de potássio (solução aquosa incolor).
O iodeto de chumbo pode ser separado do nitrato de potássio através de uma filtração. O sólido fica retido no papel de filtro e o líquido passa para o copo de vidro.
Equação química de palavras:
nitrato de chumbo + iodeto de potássio —> iodeto de chumbo + nitrato de potássio
O que é a solubilidade de um sal na água?
A solubilidade de um sal na água é a quantidade máxima de sólido que se dissolve em 100 g de água, a uma determinada temperatura. Quando se atinge este valor, a solução aquosa (mistura do sal com a água) fica saturada porque, se adicionar mais sal à água, o sal já não se dissolve.
A solubilidade varia com a temperatura: quando a temperatura aumenta, a solubilidade aumenta
O que acontece exp 1
A solução que preparamos contém íons iodeto. O iodeto foi oxidado, transformando-se em iodo. Percebemos a formação de iodo pois este reage com o amido, formando aquela coloração azul escura ou roxa. Vamos entender melhor como funciona essa reação.
O amido é um polissacarídeo que pode ser dividido em duas estruturas: A amilose e a amilopectina. A amilose é a parte linear da cadeia polimérica e possui conformação helicoidal.
Inicialmente temos: Amido(aq) + I- (aq) --> Não reage Quando convertemos o íon iodeto em iodo (I2), esse reage com outro íon iodeto (I-), formando a molécula I-3 , que forma um complexo com o amido cuja estrutura é helicoidal (tubular). O iodo se liga dentro dessa estrutura formando um complexo de cor azul intensa. I- + I- --> I2 + 2e- [equação 1] I- + I2 --> I-3 [equação 2] O I-3 que se liga a amilose formando o complexo azul.
Mas o que oxidou o iodeto a iodo? O oxigênio do ar não consegue fazer isso, caso contrário uma solução
...