Experimento Cromatografia de Papel
Por: gomesanacarolina • 24/3/2021 • Relatório de pesquisa • 361 Palavras (2 Páginas) • 331 Visualizações
[pic 1] | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA CAMPUS SOSÍGENES COSTA CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
PROCESSOS QUÍMICOS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS
Profº. Mario Marques da Silva Junior
Discente: Ana Carolina Santos Gomes
Relatório de experimento
Cromatografia de papel
Foi proposto para a aula sobre propriedades físicas de compostos orgânicos, ministrada no dia 12 de março de 2021, do componente curricular Processos químicos dos compostos orgânicos, um experimento envolvendo cromatografia de papel.
[pic 2]Para realizar tal experimento, foi utilizado 2 recipientes, água e acetona, lápis, papel filtro, e caneta. Foi recomendado utilizar também álcool e canetas de várias cores, para tanto, só tinha disponível a acetona e água, e caneta na cor azul. Posteriormente, segui as instruções do roteiro, cortando 2 retângulos e traçando uma linha na parte superior e outra na parte inferior do retângulo, respeitando distancia da extremidade de 2 cm e 1,5 cm, respectivamente. Após traçar as linhas, foram feitas marcações circulares acima da linha e os papeis foram colocados nos recipientes, um contendo acetona e o outro álcool. Foi possível observar que a tira que estava no recipiente com acetona teve maior êxito no experimento, onde à medida que o papel ia sugando o solvente, a tinta ia se deslocando sobre o papel formando uma mancha. O recipiente que continha água não ocorreu algo similar (Figura 1).
Figura 1: experimento de cromatografia em papel, utilizando água e acetona
A cromatografia é um método físico-quimico de separação e se fundamenta na migração diferencial dos componentes de uma mistura. Para a cromatografia é importante conhecer a polaridade das moléculas presentes nas misturas que se deseja separar, pois moléculas que são polares interagem melhor com solvente polares, e apolares com solventes apolares. Neste experimento, a separação dos componentes se dá pela diferença da adesão dos componentes de uma na fase estacionária e sua solubilidade na fase móvel. Os componentes com menor capacidade de adesão na fase estacionária e melhor solubilidade na fase móvel têm um deslocamento mais rápido ao longo do papel, sendo este, observado no meu experimento com a caneta azul.
Referência Bibliográfica
Universidade Federal de Santa Catarina. Cromatografia em papel. Departamento de Química. 2015. Disponível em: http://geral.quimica.blumenau.ufsc.br/files/2014/05/Experi%C3%AAncia-5.pdf
Acesso em 16 de março de 2021
Página de
...