Experiências sobre a Quimica Geral
Relatório de pesquisa: Experiências sobre a Quimica Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Julyane1995 • 30/9/2014 • Relatório de pesquisa • 460 Palavras (2 Páginas) • 250 Visualizações
NORMAS DE SEGURANÇA:
Deve-se ter o devido cuidado com as vidrarias para não quebra-las
A água é um regente que não traz danos, no entanto não é recomendo jogar
PARTE EXPERIMENTAL
Experimento 1:
Colocou-se 100ml de água destilada na proveta. Logo após, transferiu-se o conteúdo da proveta para o erlenmeyer, foi observado o volume e anotado. Transferiu-se o conteúdo do erlenmeyer para o béquer, observou-se o volume e o mesmo foi anotado. Realizou-se o procedimento de forma inversa: béquer ⇨erlenmeyer ⇨proveta. Os volumes foram observados e anotados.
Experimento 2:
Com o auxílio da pêra de sucção pipetou-se 10ml de água destilada no béquer três vezes, e também obteve-se a massa do recipiente vazio em cada pesagem. Em seguida determinou-se a temperatura da água com o termômetro de mercúrio. Pipetou-se três vezes 10ml de água no béquer. Pesou-se novamente o béquer três vezes com 10ml de água por vez, e as massas obtidas foram anotadas.
Experimento 3:
Mediu-se em um béquer a temperatura de uma água aquecida. Com a ajuda da pêra de sucção pipetou-se 10ml desta mesma água aquecida em um outro béquer. Em seguida, pesou-se a água aquecida e a massa do volume obtida foi anotada. Retirou-se o béquer da balança e deixou-o chegar em temperatura ambiente, para novamente medir a temperatura com o termômetro de mercúrio. Mais uma vez pesou-se o béquer, e a massa obtida foi anotada.
RESULTADO E DISCUSSÃO
Experimento 1: Ao transferir o conteúdo da proveta para o erlenmeyer o volume de 10ml aumentou, devido à falta de cuidado ao observar a linha do menisco quando foi transferido a água destilada da pisseta para a proveta. No entanto ao transferir o conteúdo do erlenmeyer para o béquer a medida do volume coincidiu. Ao realizar o procedimento de forma inversa, a cada etapa o volume obtido era menor, devido a pequenas gotículas de água ainda continuarem contidas no recipiente anterior.
Experimento 2:
Tabela 2 – Precisão dos procedimentos
Massa 1 da vidraria seca (g) 30,84
Massa 1 da vidraria com o reagente 40,79
Massa 2 da vidraria seca (g) 30,84
Massa 2 da vidraria com o reagente 40,80
Massa 3 da vidraria seca (g) 30,84
Massa 3 da vidraria com o reagente 40,84
Baseado na tabela acima compreende-se que ao pesar o béquer a seco e com o reagente pela primeira vez obteve-se determinada massa. Ao pesar o recipiente a seco novamente pela segunda vez a massa aumentou devido a pequenas gotículas de água ainda conterem no béquer. E ao pesar pela terceira vez o recipiente a seco, a massa diminuiu com a relação a segunda
...