Extração de base ácida
Relatório de pesquisa: Extração de base ácida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RachelMattos94 • 3/12/2014 • Relatório de pesquisa • 532 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
INTRODUÇÕES
Extração ácido-base
Extração ácido-base é a técnica utilizada para purificação de ácidos e bases presentes em solução. Essa técnica fundamenta-se na teoria de que os sais, que são iônicos, tendem a ser solúveis em água, enquanto as moléculas neutras tendem a nãoser solúveis em água. Utilizado também para separar ácidos fortes de ácidos fracos e bases fortes de bases fracas. Para esse procedimento é necessário que as constantes pKa ou pKb tenham diferença grande o suficiente.
A remoção do componente da mistura que se pretende separar (soluto) é induzida pela adição de um novo composto ao sistema (solvente), o qual tem mais afinidade com o soluto do que com o diluente que estava inicialmente (corrente de alimentação). Porém, o solvente adicionado deve ser o mais imiscível possível com o diluente da alimentação, pois é esta diferença de solubilidade que permite a separação, ou seja, que o soluto seja retirado da alimentação. Quanto maior a diferença de solubilidades mais eficiente é a separação.
Geralmente, a extração não é uma operação de primeira linha, sendo preferível a destilação. Mas quando não é viável, como por exemplo, o caso de misturas azeotrópicas, emprega-se a extração. De fato, a extração por si só, não resolve o problema da separação em sua totalidade, porque é necessário separar o soluto do novo solvente, o que se faz, normalmente, por destilação. Entretanto, há muitas situações nas quais empregando ambas as operações, extração + destilação, é mais econômico do que apenas a destilação da mistura inicial. Pode-se citar como aplicação, a recuperação do ácido acético de efluentes aquosos, a remoção do fenol na produção de policarbonato, produção de essências para a fabricação de perfumes ou aditivos alimentares, entre outros.
RECRISTALIZAÇÃO
A recristalização é uma técnica fundamental para purificação de compostos orgânicos. O princípio básico fundamenta-se em solubilização à quente do sólido impuro, seguido de filtração para separação de partículas insolúveis, e posterior crescimento de cristais quando do resfrio lento da solução. Neste caso, o composto deve ser pouco solúvel no solvente a mais baixa temperatura enquanto que impurezas devem ser solúveis.
PONTO DE FUSÃO
A temperatura na qual ocorre a mudança do estado sólido para o estado líquido denomina-se ponto de fusão. Para se determinar o ponto de fusão de algumas substâncias, utiliza-se a técnica do tubo de Thielle. As substâncias puras fundem-se a uma temperatura constante. Já as impuras (misturas) não apresentam um único ponto de fusão definido e, sim, uma faixa de fusão, que será tanto maior quanto mais impurezas contiverem as substâncias.
Dependendo do aparelho o aquecimento pode ser feito eletricamente ou através de banho. Há vários líquidos que podem ser utilizados como banho de aquecimento e, neste caso, o líquido escolhido depende do sólido a ser fundido.
Apesar de existir vários aparelhos para se determinar o ponto de fusão das substâncias, o processo é sempre o mesmo: aquecimento da amostra e verificação da temperatura de fusão, através do termômetro.
SUBLIMAÇÃO
Sublimação
...