FATORES QUE INFLUENCIAM NA RAPIDEZ DAS REAÇÕES
Por: jairojrlopes • 23/3/2019 • Relatório de pesquisa • 722 Palavras (3 Páginas) • 173 Visualizações
FATORES QUE INFLUENCIAM NA RAPIDEZ DAS REAÇÕES
OBJETIVOS:
Interpretar o efeito da superfície de contato, da concentração e da temperatura sobre a rapidez de reações químicas.
PROCEDIMENTOS:
Procedimento A: Efeito da concentração – Inicialmente foram utilizados 4 tubos de ensaio, esses tubos foram numerados de 1 a 4, onde no tubo 1 foi adicionado a solução de sulfato de cobre 0,1mol/L, o suficiente para cobrir um prego. Nos tubos 2,3 e 4, foi adicionada a solução de sulfato de cobre de 0,5 mols/L também o suficiente para cobrir um prego. Logo após, foram amarrados barbantes na cabeça de dois pregos, e os mesmos foram mergulhados simultaneamente nos tubos de ensaio 1 e 4. Após 5 minutos os pregos foram retirados, percebendo-se que o prego que havia sido mergulhado no tubo de ensaio numero 4 na solução de sulfato de cobre de 0,5mols/L, estava com aspecto de ferrugem mais intenso que o prego que estava no tubo de ensaio 01 em na solução de sulfato de cobre de 0,1mol/L.
Procedimento B: Efeito da superfície de contato – Foi amarrado com barbante, um pequeno chumaço de Bombril e também foi amarrado com um barbante outro prego. Ambos foram mergulhados simultaneamente nos tubos de ensaio 2 e 3 que estavam com o sulfato de cobre 0,5mols/L que haviam sido numerados no procedimento anterior. Após 5 minutos o Bombril e prego foram retirados, percebendo-se que o Bombril havia enferrujado mais rápido e estava com aspecto de ferrugem mais forte que o prego.
Procedimento C: Efeito da temperatura – Foi colocado agua quente em um Becker de 50 ml e em outro Becker agua na temperatura ambiente. Simultaneamente foi colocado um comprimido efervescente em cada Becker. Após analisar a reação, percebeu-se que o comprimido que estava no Becker com agua quente, reagiu mais rapidamente que o comprimido que estava no Becker com agua na temperatura ambiente.
QUESTÕES:
a) Explique os resultados observados em cada procedimento:
Resposta:
Superfície de contato: Quanto maior a superfície de contato, maior é a velocidade da reação. Isso ocorre porque as reações acontecem entre as moléculas que ficam nas superfícies dos reagentes. Portanto, quanto maior for a superfície de contato, mais moléculas estarão em contato umas com as outras, maior será a probabilidade de ocorrerem choques efetivos e mais rápida será a reação.
Temperatura: Quanto maior a temperatura, maior será a velocidade da reação. Isso acontece porque, com o aumento da temperatura, a energia cinética das moléculas das substâncias reagentes aumenta, ou seja, elas movimentam-se em uma maior velocidade, o que aumenta a quantidade de choques efetivos que resultam em uma reação mais rápida. Além disso, como a energia das moléculas aumenta isso propicia que elas tenham a energia suficiente para reagir, que é chamada de energia de ativação.
Concentração: Quanto maior a concentração dos reagentes, maior é a velocidade da reação. Quando aumentamos a concentração dos reagentes, aumentamos o número de moléculas ou partículas reagentes por unidade de volume e, consequentemente, o número
...