FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ
Por: alnova • 12/9/2015 • Artigo • 4.288 Palavras (18 Páginas) • 511 Visualizações
[pic 1] Verquímica Ind. Com. Prods. Químicos Ltda. | Documento do Sistema de Gestão Integrada | Revisão: 04 Emissão: 02.03.2007 |
FISPQ - Cloreto de metileno | página 1 de 10 |
FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ
CLORETO DE METILENO
– IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA
Nome do produto : Cloreto de Metileno
Nome da empresa : VERQUIMICA IND. COM. PRODUTOS QUÍMICOS LTDA.
Endereço : AV. MARTINS JUNIOR, 2000 JD SANTA EMILIA GUARULHOS SP
Telefone da Empresa : ( 11) 6404-8800/8809
Telefone para emergências : 0800 118270–Pró Química/ABIQUIM (gratuito – 24 h/dia ) 193 – Bombeiros
E-mail : verquimica@verquimica.com.br
– COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES
Este produto químico é uma substancia.
Sinônimo: Diclorometano
Concentração: 99,9% massa
Numero CAS: 75-09-2
Número EINECS : 200-838-9
Classificação (segundo CEE) : Xn- Nocivo Carcin. cat 3
Frases de risco : R 40 - Evidência limitada de efeito carcinogênico
Ingredientes que contribuem para o perigo : Não aplicável - as impurezas estão em concentração muito baixa.
– IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS
Visão geral de emergências: Incolor. Odor irritante. Fumaça tóxica é liberada em situações de
fogo. Prejudicial se inalado. Use equipamento de proteção completo. Pode causar a morte se inalado em grandes quantidades. Evacue a área. Conter o líquido para evitar contaminação do solo e da água.
[pic 2] Verquímica Ind. Com. Prods. Químicos Ltda. | Documento do Sistema de Gestão Integrada | Revisão: 04 Emissão: 02.03.2007 |
FISPQ - Cloreto de metileno | página 2 de 10 |
Perigos mais importantes: Sinais e sintomas produzidos por uma exposição excessiva podem
ter efeitos sobre o sistema nervoso central. Uma exposição excessiva pode produzir carboxihemoglobinemia, anulando portanto, a capacidade do sangue de transportar oxigênio.
Efeitos do Produto
Efeitos Adversos á saúde humana
Olhos: Pode causar dor. Pode causar irritação moderada nos olhos e leve lesão da córnea. Os vapores podem irritar os olhos.
Pele: A exposição prolongada ou repetida pode causar irritação da pele, inclusive queimaduras. O contato repetido pode causar ressecamento ou descamação da pele. Pode causar efeitos ainda mais fortes se for mantido sobre a pele. Um contato intenso da pele com o Cloreto de Metileno, como por exemplo imersão, pode causar uma sensação de queimadura intensa, seguida de sensações de frio e adormecimento que continuam depois do contato.
Ingestão: A toxidade oral para uma única dose é considerada baixa. Pequenas quantidades ingeridas acidentalmente durante operações de manuseio normal não tem probabilidade de causar danos. A ingestão de grandes quantidades pode causar danos. Se aspirado (líquido dentro do pulmão), pode ser rapidamente absorvido pelos pulmões e resultar em danos a outros sistemas do corpo.
Inalação: Em áreas confinadas ou pouco ventiladas, os vapores podem se acumular rapidamente e causar inconsciência e até a morte. A exposição excessiva pode causar irritação no aparelho respiratório. A exposição excessiva pode produzir carboxihemoglobinemia, impedindo a capacidade do sangue de transportar oxigênio. Efeitos anestésicos ou narcóticos mínimos podem ser observados na faixa de 500-1000 ppm de Cloreto de Metileno. Níveis progressivamente maiores que 1000ppm podem causar tontura e vertigem. Níveis maiores que 10000ppm podem causar inconsciência e até a morte. Estes níveis altos podem causar arritmia cardíaca (irregularidade dos batimentos cardíacos).
Efeitos sistêmicos: Sinais e sintomas produzidos por uma exposição excessiva podem ter efeitos sobre o sistema nervoso central. Uma exposição excessiva pode produzir carboxihemoglobinemia, anulando portanto, a capacidade do sangue de transportar oxigênio. Em animais de laboratório, foram observados efeitos no fígado e rins.
Informações sobre câncer: De acordo com a ACGIH , este produto está classificado como A3
- carcinogênico animal confirmado, com relevância desconhecida para seres humanos. O Cloreto de Metileno apresentou aumento de incidências de tumores malignos em ratos e benignos em ratas. Os estudos demonstraram que os tumores observados em ratos são únicos para estas espécies. Outros estudos em animais, assim como estudos epidemiológicos em humanos, não apresentaram formação de tumores. Não se supõe que o Cloreto de Metileno apresente um risco mensurável de câncer para os seres humanos quando manuseado segundo as recomendações.
...