Fenômenos Físicos e Químicos - Prática de Química
Por: Alexia Zani • 5/10/2016 • Relatório de pesquisa • 2.624 Palavras (11 Páginas) • 522 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS DE ARACRUZ
ALÉXIA ZANI
BRUNO MIOSSI
FILIPE VIEIRA
ELIANE CUZIOL
LUCAS NUNES
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS
ARACRUZ
SETEMBRO 2016
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
3 FENÔMENOS FÍSICOS 4
3.1 EXPERIMENTO 1: OBSERVAÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO DE ESTADO FÍSICO COM PARAFINA. 4
3.2 EXPERIMENTO 2: OBSERVAÇÃO DAS PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DO FERRO QUANDO MISTURADO COM ENXOFRE 5
3.3 EXPERIMENTO 3: DETERMINAÇÃO DA TEMPERATURA DE EBULIÇÃO DA ÁGUA 6
3.4 EXPERIMENTO 4: AVALIAÇÃO DO FENÔMENO DE SUBLIMAÇÃO DO IODO…………………… 7
4 FENÔMENOS QUÍMICOS 7
4.1 EXPERIMENTO 1: OBSERVAÇÃO NA ALTERAÇÃO DAS PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DO FERRO QUANDO MISTURADO COM ENXOFRE 7
4.2 EXPERIMENTO 2: OBSERVAÇÃO DA FORMAÇÃO DE UM PRECIPITADO 8
4.3 EXPERIMENTO 3: AVALIAÇÃO DO CALOR DE DISSOLUÇÃO 9
5 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A química é uma das ciências que visa estudar a natureza, os elementos, as propriedades, as transformações e as interações da matéria. Essa disciplina é de extrema importância, pois ajuda na compreensão de problemas do cotidiano e é capaz de apresentar possíveis soluções para resolvê-los. Pode ser encontrada desde processos simples, como remoção de odores e fabricação de produtos caseiros utilizando princípios químicos, até em áreas mais complexas como a área industrial, da saúde, de eletrônica etc.
Ouve-se falar muito em matéria quando o assunto é química, mas não poderia ser diferente, uma vez que matéria é a essência de todo o estudo. Dentro do âmbito “matéria” pode-se encontrar substâncias, misturas, soluções, elementos, compostos e reações. Todo processo químico envolve, pelo menos, um dos itens mencionados, uma vez que os processos podem envolver transformações físicas e químicas da matéria, mistura de elementos e substâncias, reações entre compostos, misturas, substâncias etc.
Quando se observa as substâncias na vida cotidiana, uma das primeiras coisas percebidas é o estado em que elas se encontram. A água, por exemplo, em temperatura ambiente se encontra em estado líquido, mas se olhar dentro de um freezer, ela está em seu estado sólido ou até mesmo quando está fervendo, a água possui um estado gasoso. A esse fenômeno de encontrar uma mesma substância, sem que haja alteração em sua composição e natureza, em estados diferentes, dá-se o nome de fenômeno físico. Já quando se observa, por exemplo, um papel, esse está em seu estado sólido, mas após passar por uma queima, transforma-se em cinzas. Nesse processo, houve mudança na natureza do papel, houve destruição de uma substância para que outra fosse formada. A essa transformação com modificação das propriedades e natureza de uma substância, dá-se o nome de fenômeno químico.
As mudanças de estado físico da matéria são, basicamente: a passagem de estado sólido para líquido (fusão) ou líquido para sólido (solidificação); do estado sólido para gasoso ou gasoso para sólido (sublimação); do estado líquido para gasoso (vaporização) ou gasoso para líquido (condensação). Esse tipo de fenômeno apenas altera o estado físico de um elemento, o que caracteriza um fenômeno físico. E misturas que envolvem dois ou mais elementos, mas não alteram nenhuma característica desses elementos, também entram nessa classificação de fenômenos físicos.
Quando se tem dois elementos misturados, mas que quando submetidos ao calor, alteram suas propriedades e características ou formam uma única substância, diz-se que esses elementos passaram por um fenômeno químico. Reações que formam precipitado, como algumas de dupla troca, por exemplo, ou reações que envolvam liberação ou absorção de calor, também caracterizam esse tipo de fenômeno.
As reações químicas podem apresentar diferentes resultados, levando em consideração os elementos que se colocou para reagir e suas quantidades. Quando há precipitado, por exemplo, pode-se analisar que uma solução estava supersaturada ou os elementos reagiram formando um precipitado insolúvel. Já outras reações podem envolver calor como uma de suas características. As reações que ocorrem liberando calor são conhecidas como exotérmicas, já as que ocorrem absorvendo calor do ambiente, são conhecidas como endotérmicas.
Esses termos são essenciais para entender os processos, as reações e os fenômenos que ocorrem na vida humana. Também serão importantes para a compreensão dos processos apresentados no decorrer desse relatório.
2 OBJETIVOS
- Compreender fenômenos físicos e químicos das substâncias;
- Entender o processo de reações endotérmicas e exotérmicas;
- Observar o processo de ebulição da água;
- Analisar propriedades magnéticas, sublimação e formação de precipitado de alguns compostos.
3 FENÔMENOS FÍSICOS
Os fenômenos físicos são as alterações na estrutura física do elemento (estado físico, forma, aparência), mas que não interfere em sua natureza e composição.
3.1 EXPERIMENTO 1: OBSERVAÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO DE ESTADO FÍSICO COM PARAFINA.
a) Materiais necessários
- Cápsula de porcelana (cadinho);
- Papel alumínio para forrar a cápsula de porcelana;
- Tripé;
- 2 medidas de parafina sólida na espátula;
- Placa de amianto
- Bico de Bunsen;
b) Realizando o experimento
Primeiramente, revestiu-se o cadinho com o papel alumínio e usou-se a espátula para pegar 2 quantidades de parafina sólida para colocar dentro do sistema revestido. Após, colocou-se uma placa de amianto no tripé que estava posicionado de modo que o bico de Bunsen ficasse posicionado ao centro. O cadinho contendo parafina sólida foi colocado sob na placa de amianto e, então, liberou-se a chama.
...