Fontes Alternativas de Energia
Por: Jcaiado • 14/10/2018 • Trabalho acadêmico • 371 Palavras (2 Páginas) • 249 Visualizações
[pic 1]INSTITUTO FEDERAL ESPIRITO SANTO [pic 2]
ANDERSON VANZO
DIEGO ARAÚJO
DOUGLAS VALLANDRO
JACKSON CAIADO
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA
VITÓRIA – ES
2011
INSTITUTO FEDERAL ESPIRITO SANTO
ANDERSON VANZO
DIEGO ARAÚJO
DOUGLAS VALLANDRO
JACKSON CAIADO
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA
Trabalho Técnico a matéria Processo Orgânicos - 4º módulo relacionada ao Curso Técnico em Química com a professora orientadora e examinadora: Cristiane Pereira Zdradek.
VITÓRIA – ES
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Há centenas de milhares de anos, o homem viveu no estado nômade, onde a única energia disponível era aquela proveniente da força muscular. Há cerca de 400 mil anos foi descoberto o fogo, desde então, o primeiro avanço tecnológico da humanidade, seguido de utensílios para caça e pesca.
No período neolítico (10.000 a.C.), ocorreu a primeira grande revolução energética onde o homem passou da energia primária (fornecida pela natureza), para a energia final derivada de conversores, com a produção agrícola e a pecuária, bem como a utilização de animais de tração, o que aumentou a potência de produção para um fator no mínimo quatro vezes maior. Desde então, o homem nômade, que consumia cerca de 5 mil kcal/dia, passou a consumir cerca de 77 mil kcal/dia até meados do século XIX(Tessmer, Hélio; 2005).
Nos tempos antigos, energia era aquela utilizada na forma de alimentos para a sobrevivência dos homens. Nos tempos modernos, energia é aquela responsável não só para mantê-los vivos, mas para atender a suas necessidades e desejos. Atualmente, a energia é produzida para atender as demandas pessoais, comerciais, industriais, econômicas, etc.
Ao longo dos anos, o homem foi descobrindo e explorando as mais diversas formas de produzir energia, e hoje se utiliza desde a biomassa tradicional até as fontes eólica e solar. No entanto, as fontes que mais se tem utilizado são aquelas conhecidas como fontes não-renováveis de energia.
As fontes de energia mais utilizadas no mundo (ver gráfico 1) são as não-renováveis, ou seja, fontes que um dia irão se esgotar. Dentre essas fontes as principais são o petróleo, o carvão e o gás natural, respectivamente. Seqüência que não corresponde a matriz energética no Brasil (MME/BEN, 2006).
[pic 3]
Como se pode observar no gráfico, o Brasil serve de exemplo para os outros países do mundo em termos de geração de energia, devido ao fato de 44,7% da sua energia gerada ser renovável.
...