Halogéneos séries químicas
Resenha: Halogéneos séries químicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabrielbaldo • 24/10/2013 • Resenha • 388 Palavras (2 Páginas) • 306 Visualizações
A série química dos Halogênios pertence ao grupo 17 ou 7A e estava indicada na cor azul na tabela periódica acima. Ela é formada pelos elementos químicos: flúor(F), cloro(Cl), bromo(Br), iodo(I), astato(At) ou Astatínio e Ununséptio(Uus). Juntamente com os Gases Nobre (grupo 18 ou 8A), a família dos Halogênios são as únicas famílias que possuem unicamente elementos não-metálico.
Os Halogênios são elementos representativos e seu significado (do grego) é “formador de sais”. Todos os elementos desse grupo reagem diretamente com os metais formando sais, e também são muitos reativos frente a não-metais. O flúor é o elemento mais reativo conhecido. Todos apresentam 7 elétrons em sua camada de valência, a configuração s2p5 indica que eles tem um elétron p a menos que o gás nobre mais próximo. Assim, os átomos destes elementos completam seu octeto ganhando um elétron (isto é, através da formação dos íons X- e de ligações iônicas), ou então compartilhando um elétron com outro átomo (ou seja, formando uma ligação covalente). Seus compostos com metais são iônicos, enquanto que os compostos com os não-metais são covalentes.
Um Halogênio adquire estabilidade química quando o seu último nível de energia recebe um elétron, transformando-se assim num íon mononegativo. Um dos sais mais famosos que possui esse íon é o cloreto de sódio, conhecido como sal de cozinha.
Os elementos do grupo 17 possuem eletronegatividade maior que 2,5 segundo a escala de Pauling e o elemento mais eletronegativo é o Flúor. A eletronegatividade e a oxidação dos elementos do grupo cresce de baixo para cima. O menos eletronegativo e oxidante é o astato. Como os Halogênios são muito oxidantes eles reagem com os metais, Não-Metais, substâncias redutoras e até com os Gases Nobres.
Os elementos dessa família são perigosos (e até mesmo letais) a seres vivos, já que são extremamente reativos. O cloro e o iodo, por exemplo, são usados como desinfetantes para água potável, piscinas, ferimentos, pois matam bactérias, fungos e outros microrganismos. Eles matam bactérias e outros microrganismos. A sua reatividade também é útil no branqueamento de materiais. O cloro é o agente ativo da maioria dos branqueadores usados na produção de papel, por exemplo.
São tóxicos (exceto o iodo), voláteis em condições ambiente, podendo ocasionar queimaduras na pele e nas vias respiratórias.
O flúor e o cloro são gasosos, o bromo é líquido, o iodo e o astato são sólidos.
...