IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E FORNECEDOR
Ensaio: IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E FORNECEDOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: iagomedeiros33 • 9/6/2013 • Ensaio • 2.358 Palavras (10 Páginas) • 495 Visualizações
FISPQ
Em conformidade com NBR 14725:2005-2ed
FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO
Produto: ÁCIDO SULFÚRICO
Revisão: 03
Data: 31/03/2009
1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E FORNECEDOR
Nome do Produto: ÁCIDO SULFÚRICO
BASEQUÍMICA PRODUTOS QUÍMICOS LTDA
Rua Uruguai, 1493 - Pq. Indl. Cel. Quito Junqueira
CEP: 14075-330 - Ribeirão Preto SP
CGC: 65.763.377/0001-48 - I.E.: 582.301.671.110
Telefone: (016) 2101-1200
Email: basequimica@basequimica.com.br
2- COMPOSIÇÃO – INFORMAÇÕES SOBRE INGREDIENTES
Substância: Ácido Sulfúrico
Nome químico ou nome genérico: Ácido Sulfúrico
Sinônimo: Sulfato de Hidrogênio, Óleo Vitríolo, Ácido de bateria.
Registro no Chemical Abstract Service: CAS nº 7664-93-9
Peso molecular: 98,1
Fórmula química: H2SO4
Frases R: R35: provoca queimaduras graves.
Sistema de classificação adotado: Comunidade Européia – Diretiva 67/548/ EEC
3- IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS
Perigo mais importante: produto corrosivo
Efeitos do Produto
Efeitos adversos à saúde humana: causa dor, vermelhidão e severas queimaduras nos olhos e pele. Corrosivo se inalado. Provoca ardência, dor de garganta, tosse, dificuldade para respirar e falta de ar. Se ingerido também é corrosivo e provoca dor abdominal, queimação.
Efeitos Ambientais: o ácido sulfúrico é muito perigoso para organismos aquáticos.
Perigos Físicos e químicos: a substância é um forte oxidante e reage violentamente com materiais combustíveis e redutores. É um ácido forte, reage violentamente com bases e é corrosivo para a maioria dos metais comuns formando um gás inflamável/explosivo. Reage violentamente com evolução de calor. Após aquecimento, são formados gases irritantes e tóxicos (óxidos de enxofre).
Principais Sintomas: severas irritações e queimaduras para os olhos e pele, náusea e vômitos.
Classificação do Produto químico: provoca queimaduras graves
Sistema de classificação adotado: Comunidade Européia
Diretiva 67/548/ EEC
Visão Geral de emergência: PRODUTO LÍQUIDO CORROSIVO
4- MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS
Inalação: Remover o acidentado do local. Observar as condições respiratórias. Ocorrendo parada respiratória, aplicar respiração artificial. Procurar atendimento médico imediatamente.
Contato com a pele: Colocar o acidentado vestido e calçado sob a água do chuveiro de emergência. Remover roupas e calçados sob o fluxo de água. Manter o acidentado sob o chuveiro até a chegada do socorro. É de extrema importância a rápida remoção do material do corpo. Não neutralizar o ácido com solução alcalina. Procurar atendimento médico imediatamente.
Contato com os olhos: Lavar imediatamente os olhos com grande quantidade de água, inclusive sob as pálpebras até a chegada de socorro. Remova lentes de contato, se for o caso, com auxílio médico.
Ingestão: Se a vítima estiver consciente, dê 2 a 4 copos de leite ou água. Não induzir vômito, se ocorrer espontaneamente, continue administrando líquidos. Procurar atendimento médico imediatamente.
Quais ações devem ser evitadas: Não neutralizar o ácido com solução alcalina, não dar nada para beber a pessoas inconscientes, e não induzir vômito.
Notas para o médico: Inalação: oxigenoterapia. Se ocorrer broncoespasmo, corticoterapia. Se necessária respiração induzida.
Ingestão: dilua o ácido imediatamente com grande quantidade de água ou leite, em seguida ministre leite de magnésia para neutralizar.
Interrupção do processo de queimadura (primeiros socorros). Tratamento subsequente: igual ao de uma queimadura térmica de mesmo tamanho e profundidade.
5- MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO
Meios de extinção apropriados: Utilizar pó químico seco ou CO2 nos materiais em chamas.
Meios de extinção não apropriados: Não usar jato de água diretamente no produto, pois explosões podem ocorrer.
Perigos específicos: Substância não inflamável, mas altamente reativa; forte agente oxidante podendo causar ignição quando em contato com materiais combustíveis (papel, madeira, tecido, etc.). O ácido especialmente quando diluído com água, pode reagir com metais liberando gás hidrogênio (inflamável).
Métodos especiais: Tanques de Ácido Sulfúrico quando envolvidos em situações de fogo, devem ser mantidos resfriados com spray de água. Evitar contato direto do produto com a água.
Proteção dos bombeiros: Utilizar equipamento de proteção respiratória e roupas de combate. Deve-se evitar o contato com o produto durante o combate ao fogo.
6- MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO
Precauções pessoais
Remoção de fontes de ignição: remover as fontes de calor e ignição, não fumar, promover ventilação forçada no local.
Controle de poeira: não aplicável
Prevenção da inalação e do contato com a pele, mucosas e olhos: Ao manusear o produto use óculos de proteção para produtos químicos, protetor facial, luvas e vestimentas de proteção, conforme indicado no item 8. Evitar respirar os fumos e vapores. Lavar-se após o manuseio.
Precauções
...