INDEXAÇÃO DA CELA UNITÁRIA DO NaCl
Por: patyssouza • 4/5/2015 • Relatório de pesquisa • 504 Palavras (3 Páginas) • 305 Visualizações
INDEXAÇÃO DA CELA UNITÁRIA DO NaCl[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS
Instituto de Química
Ana Cristina / Patrícia Cruz
RESULTADO E DISCUSSÃO
Os retículos iônicos são formados por íons negativos, os ânios, que ocupam as posições do retículo cristalino, sendo os cátions distribuídos nos interstícios tetraédricos ou octaédricos formados na rede.
As ligações iônicas que mantêm unidos os cátions e os ânions são ligações não direcionais, por isso o número de ânions que circundam os cátions deve ser o maior possível, e deve estar distribuído de maneira simétrica para minimizar as forças repulsivas e maximizar as forças atrativas. Nesses sólidos, a estrutura depende diretamente da relação entre o raio do cátion e o do ânion, variando, portanto, de um composto para outro [1]. O NC 6 indica que a estrutura do NaCl é formada a partir de um arranjo CFC de íons Cl- com os íons Na+ ocupando os interstícios octaédricos da estrutura. Os sólidos iônicos geralmente são duros, frágeis, têm um elevado ponto de fusão e são quebradiços. Essas propriedades indicam a presença de fortes interações atrativas entre cátions e ânions. Esses sólidos não conduzem corrente elétrica, entretanto, quando passam à fase líquida, tornam-se bons condutores de eletricidade.
Abaixo é possível identificar o gráfico e a tabela feitos a partir da varredura realizada no difratômetro de raio X, com os seguintes parâmetros instrumentais: λ=1,5418 angstrons, gerador a 40 KV e 30 mA, modo de varredura contínua a 2º min-1 e passo de 0,020º, faixa em 2θ de 15 a 85º.
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
Tabela 1: Tabela para identificar os parâmetros da cela.
O sistema cúbico de face centrada (CFC), apresenta um átomo em cada vértice, mais um átomo no centro de cada face do cubo, logo tem em seu interior o volume de 4 átomos [2].[pic 5]
Figura 1: Estrutura Cristalina do NaCl.
CONCLUSÃO
Nos sólidos iônicos, a estrutura depende diretamente da relação entre o raio do cátion e o do ânion, variando, portanto, de um composto para outro logo, os padrões de difração, são específicos para cada tipo de cristal. A estrutura do NaCl é formada por um arranjo CFC de íons Cl- com os íons Na+ ocupando os interstícios octaédricos da estrutura. Os padrões de difração, são específicos para cada tipo de cristal. Assim podemos notar que uma das principais aplicações para o método difração de raios-X, seria descobrir a composição de diversos materiais.
REFERÊNCIAS
[1] A rede cristalina. Disponível em:
[2] A rede cristalina. Disponível em
...