Identificação de elementos químicos no teste de chama
Projeto de pesquisa: Identificação de elementos químicos no teste de chama. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dhessica1924 • 10/10/2014 • Projeto de pesquisa • 637 Palavras (3 Páginas) • 507 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA-PRONATEC.
PROFª LORENA MENDES CARREIRO.
INTEGRANTES: ANA PAULA, IANCA DHÉSSICA, EDLAYNE CRYSTIAN, ROSE VÂNIA.
MATÉRIA: TÉCNICAS BÁSICAS EM LABORATÓRIO
CURSO: TÉCNICO EM QUÍMICA
EXPERIMENTO Nº 06
TESTE DE CHAMAS
SÃO LUÍS, MA.
2014
INTRODUÇÃO
A identificação de elementos químicos pelo teste da chama baseia-se nos postulados de Bohr. Ele desenvolveu um modelo que envolvia conceitos da física quântica e mecânica.
O teste de chama é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. O estado excitado é um estado metal-estável (de curtíssima duração) e, portanto, o elétron retorna imediatamente ao seu estado fundamental. A energia ganha durante a excitação é então emitida na forma de radiação visível do espectro eletromagnético que o olho humano é capaz de detectar.
OBJETIVO
IDENTIFICAR OS ELEMENTOS POR MEIO DO TESTE DE CHAMAS.
MATERIAIS E REAGENTES
ÁGUA DESTILADA;
BICO DE BUNSEN;
FÓSFOROS;
FIO DE NÍQUEL-CROMO;
PINÇA DE MADEIRA;
SOLUÇÃO ÁCIDO CLORÍDRICO A 1%;
SAIS DIVERSOS: NaCl; CuCl1; BaCl2; FeCl2,CuSO4; Mg(ClO3)2, Na2B4O7.10H2O; KCl.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Colocou-se uma pequena quantidade da solução de HCl dentro de um béquer para que pudesse ser feita a limpeza do fio de níquel-cromo.
O fio foi mergulhado na solução de HCl e levado a chama do bico de Bunsen para ser retiradas as impurezas nele contidas.
Em seguida, com a ajuda de uma espátula, foram coletados em oito vidros de relógio os seguintes sais : NaCl; CuCl1; BaCl2; FeCl2,CuSO4; Mg(ClO3)2, Na2B4O7.10H2O; KCl.
Na sequência, toou-se com fio de níquel-cromo no vidro de relógio contendo o NaCl para que o sal aderisse ao fio e submetido ao aquecimento na chama do bico de Bunsen. Observou-se a cor da chama identificando o cátion presente na amostra. Logo após foi efetuou-se a limpeza do fio de níquel, mergulhou-se na solução de HCl e levou-se em seguida a chama até que todo o material fosse retirado.
Este procedimento foi repetido com todos os demais sais, observando-se a coloração da chama emitida por cada um dos sais testados.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Após o sal NaCl levado a chama do bico de bunsen, verificou-se que a cor da chama ficou com a coloração esverdeada.
...