Legislação de Mendel
Seminário: Legislação de Mendel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jenice • 30/9/2014 • Seminário • 467 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
A Análise Genética é anterior a Gregor Mendel, mas as leis de Mendel formam a base teórica para nossa compreensão dos padrões de herança.
Anteriormente a Mendel as análises de padrões de herança eram dificultadas e confundidas pelo uso de material experimental inadequado: cruzamentos complexos, muitas vezes de animais, que produziam características pouco marcantes ou mistas ao longo de sucessivas gerações. Mendel compreendeu que deveria partir de um material genética muito homogêneo e trabalhar com plantas, que permitem a auto-fecundação, produzem uma progênie muito numerosa e que pode ser guardada na forma de sementes para experimentos futuros. Com esta visão, Mendel fez duas importantes inovações:
1. Desenvolveu linhagens puras (homozigotas) para cada marca genética que desejava estudar em ervilhas
2. Quantificou cuidadosamente seus resultados e os analisou estatisticamente.
Linhagem pura - uma população que, por auto-fecundação produz indivíduos sempre idênticos aos parentais. Isso é uma inovação particularmente importante porque o cruzamento de linhagens não puras atrapalharia (como de fato atrapalhou, anteriormente a Mendel) a análise dos experimentos genéticos.
Resultados dos experimentos de Mendel
Mendel conduziu experimentos com ervilhas, que eram fáceis de encontrar, de cultivar e de polinizar manualmente e que produziam muitas sementes. Além disso, os grãos de ervilhas e suas plantas têm características bem marcantes, como o aspecto e a cor das sementes, a cor da flor e o tamanho da planta na época do primeiro florescimento.
A tabela abaixo resume os resultados de Mendel com a análise de cruzamentos de linhagens puras para quatro pares de características: aspecto da semente, cor da semente, cor da flor e tamanho da planta. Os experimentos foram todos iniciados com o cruzamento entre dois parentais de linhagem pura (que, posteriormente, veremos que são homozigotos para o gene que confere aquela característica),gerando a F1. Em seguida foram cruzados os indivíduos da F1 entre si, dando origem à F2. Para tal Mendel teve que plantar as sementes geradas do primeiro cruzamento e cruzar as plantas assim obtidas entre si, manualmente.
Tabela sinóptica dos resultados de Mendel
Cruzamento dos parentais Fenótipo dos F1 Razão Fenotípica da F2 Razão F2
Sementes lisas X rugosas Lisas 5474 Lisas: 1850 Rugosas 2,96:1
Sementes amarelas X verdes Amarelas 6022 Amarelas: 2001 Verdes 3,01:1
Flores vermelhas X brancas Vermelhas 705 vermelhas: 224 brancas 3,15:1
Plantas altas X baixas Baixas l787 altas:227 baixas 2,84:1
Nesta tabela aparecem termos que foram inventados por Mendel ou posteriormente a ele e incorporados à linguagem da genética (Mendel não usava a palavra gene, que é muito posterior a ele, mas que empregaremos sempre, por clareza)
Fenótipo: significa literalmente "a forma que é mostrada". É o aspecto físico, exterior, de um caráter qualquer em estudo. Em geral é algo visível no organismo,
...