Liquidos parcialmente imiciveis
Por: julianaxavier • 15/5/2016 • Projeto de pesquisa • 666 Palavras (3 Páginas) • 368 Visualizações
Cinética química – Reação de primeira ordem
- Introdução
O peróxido de hidrogênio se decompõe lentamente e a estequiometria da reação e a seguinte:[pic 1]
A adição de um catalisador, como o cloreto férrico, acelera a sua decomposição. Nesta experiência será estudada a cinética desta reação na presença de cloreto férrico em concentração conhecida. Esta reação é de primeira ordem, isto é, a sua velocidade é proporcional a concentração de peróxido,
[pic 2]
(1)
Onde C é a concentração do peróxido de Hidrogênio, t é o tempo e K é a constante de velocidade.
A concentração do peróxido de Hidrogênio pode ser determinada por titulação com permanganato de potássio em meio ácido, e a reação que ocorre e a seguinte:
[pic 3]
A equação acima, quando integrada entre os limites C0 e C, sendo a concentração inicial do peróxido e C a concentração depois de decorrido o tempo t , torna-se[pic 4]
(2)
Pela equação (2), obtém-se uma reta em um gráfico ln C versus t. A inclinação desta reta é igual a constante de velocidade e o coeficiente linear fornece o valor de In C0. Como[pic 5]
pode-se substituir as concentrações pelos volumes respectivos na construção do gráfico, desde que o volume das alíquotas seja o mesmo.
Quando a concentração do peróxido de hidrogênio atinge a metade do seu valor inicial, c = Co/2, a equação (16.2) pode ser simplificada e depois rearranjada, tendo-se
[pic 6]
(3)
Onde t1/2 é o tempo de meia vida, intervalo de tempo necessário para que a quantidade de reagente se reduza a metade. Seu valor é determinado graficamente ou pela equação (3).
- Objetivos
Determinar a constante de velocidade e o tempo de meia vida da decomposição do peróxido de hidrogênio, reação de primeira ordem.
- Materiais utilizados
Bureta, pipeta de 5 mL, pipeta graduada de 10 mL, provetas de 5 e 100 mL, erlenmeyer de 250 mL, erlenmeyers de 125 mL, cronômetro, peróxido de hidrogênio 0,16 mol L-1, permanganato de potássio 8 x10-3 mol L-1, solução aquosa de cloreto férrico a 6 % em massa e acido sulfúrico diluído a 1:5.
- Procedimento Experimental
1) Colocar 5 mL de solução de ácido sulfúrico em sete erlenmeyers de 125 mL numerados.
2) Colocar 100 mL da solução de peróxido de hidrogênio em um erlenmeyer de 250 mL.
3) Transferir para o erlenmeyer do item (2) 10 mL da solução de cloreto férrico, utilizando uma pipeta graduada. Acionar o cronômetro quando 5 mL da solução do catalisador (cloreto férrico) tiverem sido adicionados. Agitar a mistura durante 6 a 8 minutos.
...