Métodos Volumétricos de Precipitação - Dosagem do teor de NaCl em soro fisiológico pelo Método de Mohr
Por: robertocaixeta • 24/7/2023 • Relatório de pesquisa • 745 Palavras (3 Páginas) • 87 Visualizações
RELATÓRIO
Métodos Volumétricos de Precipitação - Dosagem do teor de NaCl em soro fisiológico pelo Método de Mohr
Analítica Quantitativa Experimental
Procedimento Experimental
Materiais e reagentes necessários:
- Solução padrão de NaCl 0,010 mol/L
- Solução de AgNO3 aproximadamente 0,100 mol/L
- Solução de K2CrO4 0,1 mol/L
- Água destilada
- 2 Erlenmeyers de 250 mL
- Pipetas de 20 mL e 1 mL
- Bureta
- Suporte para bureta
- Béquer de 100 mL
Ensaio em branco:
Considerando que no ensaio em branco não pode ser gasto mais do que 0,1mL do titulante,foi adicionado em um erlenmeyer 1,0 mL da solução de K2CrO4 0,1 mol L-1 e diluido em aproximadamente 50 mL de água, contendo uma pequena quantia ( aproximadamente 0,2g) de carbonato de cálcio livre de cloreto, com objetivo de produzir uma turbidez. Foi realizada a titulação com a solução de AgNO3,sob agitação contínua até o aparecimento de uma coloração avermelhada, característica do precipitado de Ag2CrO4, que indicou o ponto final da titulação. Sendo ao final da titulação o volume exato gasto de titulante 0,1 mL.
Padronização da Solução de AgNO3 utilizando o Método de Mohr:
Preparação da solução de NaCl:
Foi utilizado uma pipeta de 20 mL para transferir duas duplicatas de 20 mL da solução padrão de NaCl p.a para dois erlenmeyers de 250 mL separados. Posteriormente Completando o volume em cada erlenmeyer para 50 mL, ao adicionar água destilada.Foi repetido o procedimento para a segunda duplicata.
Titulação:
Agitando cada erlenmeyer para garantir a homogeneização da solução, foi adicionado 1 mL da solução de K2CrO4 0,1 mol/L em cada erlenmeyer.
Utilizando uma bureta,foi titulado cada erlenmeyer com a solução de AgNO3, permanecendo sob agitação continuamente a solução. Observando atentamente as mudanças de cor da solução à medida que a titulação prossegue, até que uma coloração vermelha indicando quando o ponto final da titulação foi atingido surgiu, evidenciando a formação do precipitado de Ag2CrO4.
O volume de solução de AgNO3 necessário para atingir o ponto final em cada titulação foi de 2,1 mL em ambas titulações.
Utilizando a estequiometria da reação entre AgNO3 e NaCl foi determinada a concentração exata da solução de AgNO3.
Determinação do teor de NaCl no soro fisiológico:
Foi transferido utilizando uma pipeta volumétrica, 10 mL da amostra de soro fisiológico para um balão volumétrico de 100 mL, e diluído até o menisco com água destilada, posteriormente homogeneizada. Então retirou-se com uma pipeta volumétrica de 20 mL da solução anteriormente preparada, e depositou-se a mesma em um erlenmeyer de 250 mL, adicionando 1 mL da solução de K2CrO4 0,1 mol L-1 diluindo para aproximadamente 50 mL, para titular com a solução de AgNO3 sob agitação até o aparecimento da coloração avermelhada, que indica a precipitação do Ag2CrO4.
...