Métodos para separação de mistura
Por: 73278478 • 21/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.457 Palavras (6 Páginas) • 201 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO – USF
Relatório de Aula Prática:
•Separação de misturas
Gabriel Watanabe Mendonça 001201902659
Gustavo Arthur Loureiro Antonio 001201903473
Ricardo Cavallaro Bertin 001201900546
Vinicius Padovan Stte 001201900225
Profa. Dra. Andréa Braga
Bragança Paulista – 2019
INTRODUÇÃO
A imensa maioria dos elementos encontrados na natureza são misturas, sendo muito rara a ocorrência de um elemento em seu estado puro naturalmente. As bebidas que consumimos, o combustível que abastecemos nossos veículos e até o solo em que caminhamos são misturas de vários elementos, para citar alguns exemplos. Definimos uma mistura como qualquer material composto por dois ou mais elementos sem que estejam combinados quimicamente.
Para obter um elemento em seu estado puro ou para determinar quais elementos compõe uma mistura, é necessário realizar a separação dos mesmos, que pode ser realizada das mais diversas maneiras: por processos físicos, como a filtração (isola os sólidos de uma solução quando o papel de filtro for menor que o tamanho das partículas do sólido) e centrifugação (força o material mais denso para a parte inferior do frasco devido à aplicação de uma força centrífuga muito forte); por processos químicos ou características químicas (maior solubilidade em um líquido que em outro, por exemplo).
Segundo DE BONI (2007, p. 89) “[...]caso o químico queira isolar as substâncias que a constituem, será necessário escolher um método adequado de purificação. Há vários métodos de purificação de misturas, e a escolha do método depende:
• Do tipo de mistura a ser separada;
• Das condições materiais e econômicas;
• Do tempo gasto na separação;”
OBJETIVO
Utilizando-se do método correto de separação para cada mistura, aprender sobre os diversos métodos de separação disponíveis, por meio da observação de experimentos práticos realizados no laboratório de Química da Universidade São Francisco.
PROCESSOS FÍSICOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Experimento 1 (Adsorção)
MATERIAIS E REAGENTES
Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de Química da Universidade São Francisco, Campo Bragança Paulista, foram utilizados neste experimento:
- Béquer;
- Erlenmeyer;
- Funil;
- Papel de filtro;
- Carvão ativo.
- Vinho
PROCEDIMENTO
Adicionou-se 2g de carvão ativo e 20ml de vinho em um erlenmeyer . Agitou-se por 5 minutos com movimentos circulares e a mistura descansou por 10 minutos. Filtrou-se a solução. Recolheu-se o filtrado em um béquer e foram anotados os resultados.
Experimento 2 (Centrifugação)
MATERIAIS E REAGENTES
Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de Química da Universidade São Francisco, Campo Bragança Paulista, foram utilizados neste experimento:
- Centrífuga;
- Tubos de centrífuga;
- Pipeta;
- Béquer;
- Leite;
- Ácido acético diluído;
PROCEDIMENTO
Adicionou-se em um tubo de centrífuga 5mL de leite e 4 gotas de ácido acético diluído. Foram observadas as alterações. Colocou-se o tubo na centrífuga com um contra-tubo e centrifugou por 5 minutos a solução. Retirou-se o tubo e foram observados os resultados.
Experimento 3 (Filtração a vácuo)
MATERIAIS E REAGENTES
Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de Química da Universidade São Francisco, Campo Bragança Paulista, foram utilizados neste experimento:
- Kitassato;
- Funil de Buchner;
- Béquer;
- Papel de filtro;
- Trompa de vácuo;
- Baqueta
- Água destilada
PROCEDIMENTO
Montou-se a aparelhagem para a filtração a vácuo utilizando um funil de Buchner. Adicionou-se em um béquer 50mL de água destilada. Agitou-se o béquer e a mistura foi filtrada. Foram observados os resultados.
Experimento 4 (Extração)
DETERMINAÇÃO DO TEOR ÁLCOOL NA GASOLINA
MATERIAIS E REAGENTES
- Proveta de 100mL;
- Água destilada;
- Gasolina;
- NaCl;
PROCEDIMENTO
Adicionou-se 50 mL de gasolina em uma proveta de 100mL. Completou-se seu volume com água destilada e descansou por 15 minutos. Observou-se o volume de cada componente e os resultados foram anotados.
RESSULTADOS E DISCUSSÃO
- Adsorção
Quando a absorção acontece por esforços físicos entre os elementos, é chamada de fisissorção. Na fisissorção, os elementos ou átomos se fixam a superfície do absorvente, normalmente, por meio de forças de Van der Waals, que são conexões intermoleculares de grande ameaça, mas, muito enfraquecida e incapacitada de gerar ligações químicas. Por isso, a fisissorção é considerada um método reversível. No entanto, quando a técnica de absorção acontece através de ações de natureza química, é conhecida como quimissorção. O carvão apresenta uma quantidade muito grande de poros em seu exterior, que absorvem os gases, eliminando o cheiro
Sobre o experimento, foi verificado que a mistura se tornou homogênea e que o cheiro do vinho diminuiu consideravelmente. Após a filtragem da mistura com carvão ativo, foi analisado que o filtrado ainda continha teor de álcool.
(Verificar foto 1 – antes)
(Verificar foto 2 - momento de filtragem)
- Centrifugação
Um dos fatores mais importantes da centrifugação é a densidade. Isso porque a centrifugação separa o que é mais denso daquilo que é menos denso. O que é mais denso fica num nível inferior, enquanto o menos denso, sobe.
...