MODELO ATÔMICO E ESTRUTURA ATÔMICA
Por: Sam Morgan Hehe • 23/8/2018 • Relatório de pesquisa • 287 Palavras (2 Páginas) • 158 Visualizações
PRÁTICA DE QUÍMICA
MODELO ATÔMICO E ESTRUTURA ATOMICA
ACADÊMICOS:
JOVANE MARIOTTO
LOURENÇO BRANDT
NILTON BENEDET JUNIOR
FOZ DO IGUAÇU – PR
09-08-2018
INTRODUÇÃO
Após breve explanação dos modelos atomicos durante o tempo, iniciamos a parte prática, que era sobre ponto de fusão e solubilidade de materiais.
Seguindo a aula, tivemos uma apresentação dos materiais que iríamos utilizar, sito copo de becker, bico de bunsen, piseta, cadinho (que não utilizamos), e placa de petri.
DESENVOLVIMENTO
Inicialmente colocamos 100 mL de água em um becker, e iniciamos a mediação da temperatura, constatando que a água estava em temperatura ambiente (24°C). Marcamos em um cronômetro e colocamos o becker para aquecer no bico de bunsen. Após 9 minutos a água alcançou a temperatura de 74°C e vimos a primeira bolha. Após 36 minutos, e verificando que a água chegava a próximo de 95°C e depois descia a 90°C paramos a experiência.
Após isso, medimos 10g de sufato de cobre penta hidratado (CuSO4.5H2O) e diluímos em 100mL de água a temperatura ambiente. Seguimos agitando enquanto aquecia o mesmo até 85°C e aí filtramos o mesmo e deixamos resfriar para cristalizar em formato de um cristal de CuSO4 azul.
CONCLUSÃO
Na primeira experiência, provavelmente alguma sujeira no Becker poluiu a água alterando o ponto de fusão e por isso não dando certo a experiência.
Na segunda experiência observamos o aumento da solubilidade do sulfato de cobre quando do aumento de temperatura da água. Após a filtragem e posterior evaporação da água da solução supersaturada de sulfato de cobre, vimos a formação de um cristal (cristalização) do sal no formato triclinica.
BIBLIOGRAFIA
ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Bookman, 2012
TIPLER, P. A.; LLEWELLYN, R. A. Física Moderna;; 3ª.Edição; Editora LTC.
Unidade Educacional Blackboard Semana I e II
...