Ats De Programaçao
Dissertações: Ats De Programaçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ana paula • 6/10/2013 • 3.447 Palavras (14 Páginas) • 383 Visualizações
8 . Bibliotecas de funções da linguagem C
Entender o comportamento das funções na linguagem de programação C é fundamental para o estudante que pretender estender seus estudos da linguagem para campos mais complexos como estruturas de dados e ponteiros. De uma forma geral, as funções possuem três partes básicas. O tipo que pode ser void, também chamada de função sem retorno ou de qualquer outro tipo suportado pela linguagem, o nome da função que pode ser uma palavra reservada das bibliotecas do C, ou um nome dado pelo programador caso esta tenha sido estruturada durante a criação do programa, e por fim a declaração dos parâmetros ou argumentos que são passados para a função, podem ser do tipo void (não receber nenhum argumento), ou receber qualquer outros tipos dentre os suportados pela linguagem.
Programa 19. função main
#include <stdio.h>
void main(){
printf("Estudando funcoes em C");
}
Estudando funcões em C
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O programa 19 ilustra de forma clara o uso de funções.
void main(){} é a função principal. toda aplicação em C deve ocorrer dentro de uma função main. seu tipo é void e sua lista de parâmetro também é void. tudo que esta dentro do campo entre chaves é o corpo da função, pode conter qualquer tipo de instrução inclusive outras funções, como no caso acima, onde o ocorre uma chamada a função printf, passando como parâmetro uma string. observe o exemplo abaixo.
Programa 20. função main
#include <stdio.h>
int main(){
printf("Estudando fun%c%ces em C", 135, 228);
return (0);
}
Estudando funções em C
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A função main agora sendo declarada como do tipo int deve ao final do bloco retornar um valor, este retorno e realizado atravéz da palavra reservada return, e seu parâmetro depende do tipo da função, neste caso um valor do tipo int. observe que printfrecebe outros parâmetro também. porém seu resultado é o mesmo.
• Em C todas as ações ocorrem dentro de funções.
• A função main é sempre a primeira a ser executada.
• Com exceção da função principal main, uma função só pode ser usada dentro de outra função.
• Com funções projetadas adequadamente, é possível, ignorar como uma ação é feita, saber o resultado é suficiente.
• Funções são blocos de código que podem ser nomeados e chamados de dentro de um programa.
Forma geral.
valor_retornado nome_função ( parâmetros )
{
declarações
comandos
}
Funções pré-definidas da linguagem C
São funções pré programadas da linguagem e guardadas em biblioteca de acordo com seu uso. São funções robustas onde o programador não tem o acesso ao corpo da função, apenas ao seus resultados. Seu uso é feito atráves de chamadas no programa principal main ou em outras funções. Para utilizar esses recursos o programador deve indicar seu uso atravéz da diretiva#include <nome_da_biblioteca> no inicio do código.
1) <stdio.h>
topo
- Contém protótipos de funções da biblioteca padrão de entrada/saída e as informações utilizadas por elas.
• printf(); Mostra dados formatados no dispositivo de saída padrão.
• scanf(); Lê dados formatados do dispositivo de entrada padrão.
• int getchar(void); Atalho para getc(stdin), lê um caracter individual do dispositivo de entrada padrão.
o sintaxe: getchar();
o Nota: para que nenhum “lixo” do buffer de teclado atrapalhe o uso da função getchar(), coloque fflush(stdin)(em Windows) ou __fpurge(stdin) (em Linux) antes da leitura do caracter.
• int putchar(int c);atalho para putc(ch, stdout), envia um único caracter, c, para o dispositivo de saída padrão.
o sintaxe: putchar(c);
Programa 20. funções para caractere
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(){
char caracter;
printf("Entre com um caracter :");
caracter = getchar();
printf("\nExibindo o caracter com putchar: ");
putchar(caracter);
return(0);
}
Digitando o caracter 'M'.
saida
Entre com um caracter :M
Exibindo o caracter com putchar: M
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Obs.: Todos os comandos para vídeo e teclado são simplificações dos comandos para arquivos. Quando um programa inicia, o sistema operacional é responsável por abrir três arquivos: arquivo de entrada padrão (stdin), saida padrão (stdout) e erro padrão (stderr). stdout e sterr são direcionados para o vídeo e stdin é direcionado para o teclado.
2) <stdlib.h>
topo
- Contém protótipos de funções variadas para: conversão de números em texto e texto em números, alocação de memória, números aleatórios; e outras funções.
• int
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