Mecânica Quântica
Por: Luciano Ribeiro • 5/6/2016 • Projeto de pesquisa • 280 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
Teoria atômica: modelo atômico da mecânica quântica
O modelo atômico dado pela mecânica quântica é o mais moderno e complexo, pois se baseia na forma matemática da estrutura atômica.
Após observações experimentais do espectro atômico, foi verificado que as leis de Newton não eram corretas quando aplicadas a sistemas microscópicos, como átomos e moléculas. Então, para explicar o movimento dos elétrons em torno do núcleo, foi criada – por Einstein, Bohr, Planck e Schrödinger – a teoria da Mecânica Quântica.
Rutherford propôs que os elétrons se comportavam para com o núcleo de carga positiva, como o movimento dos planetas ao redor do Sol. Apesar de simples e coerente, toda partícula que descreve um movimento circular possuí uma aceleração; portanto, por ter aceleração, o elétron deveria perder energia gradualmente e emitir luz, chocando-se posteriormente com o núcleo. (Explicado pelas equações de Maxwell).
Bohr pôde corrigir o erro de Rutherford, após se basear nos conceitos de quantização. Ele estipulou que a energia dos elétrons em torno do núcleo também era quantizada. Isto é, em um átomo como o do H existem várias órbitas estáveis para o elétron, cada uma com energia diferente.
Com o trabalho de Schrödinger e Werner Heisenberg, é que a teoria se fundou. Postulado por Schrödinger, o “Princípio da Incerteza” nos permite calcular – através de uma equação - os níveis de energia e a probabilidade de se encontrar o elétron ou uma partícula em determinada região.
Valendo-se das leis de Newton, é possível propor o movimento dos elétrons (posição e velocidade) a partir das forças que se atuam sobre eles. Por sua vez, A teoria Quântica usa do “Princípio da Incerteza” para encontrar o elétron (ou outra partícula) em uma região do espaço.
[pic 1][pic 2]
...