Método de extração de cafeína do chá
Artigo: Método de extração de cafeína do chá. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ednaassis • 31/10/2014 • Artigo • 417 Palavras (2 Páginas) • 354 Visualizações
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Para conseguirmos extrair a cafeína do chá, pesou-se 10,1045 g do chá e adiciou-se 4,4955 g de carbonato de cálcio em erlenmayer de 250 mL e acrescentou-se 100 mL de água destilada, que foi aquecida com a finalidade de obter uma extração mais eficiente e rápida, pois em solução quente a cafeína é mais solúvel do que em uma solução a frio. A cafeína encontrada no chá apresenta-se na forma livre ou combinada com ácidos, e por isso foi adicionada a base carbonato de cálcio, que reagiu com os ácidos presentes na solução via hidrólise alcalina, seguida de ração ácido-base, formando sais de ácidos carboxílicos ou carboxilatos que são solvatados por moléculas de água. Após o aquecimento da solução a mesma foi repassada para um funil de separação, e adicionado 15 mL de clorofórmio para que se formasse uma separação de fases sendo uma fase polar e outra apolar. Sendo as moléculas de cafeínas polares, houve uma solubilização máxima no clorofórmio que também é polar, e assim houve a separação de fase, pois a outra fase apolar ficou visivelmente separada na parte superior do funil, possibilitando a coleta do composto polar (cafeína e clorofórmio), para um melhor rendimento da cafeína o procedimento de lavagem com o clorofórmio foi feito mais 1 vezes. Adicionou-se a fase orgânica cloreto de cálcio (agente secante). Agente secante é um sal inorgânico anidro que auxilia na remoção de água dos solventes e também capaz de adsorver a água. Transferiu-se a fase para balão de destilação com perolas de vidro e iniciou-se a destilação do solvente.
Calculou-se a diferença a fim de encontrar a quantidade de cafeína:
Pesou-se um balão que apresentou massa igual a 93,2900 com peixinho (agitador magnético) de massa 1,6121, os dois juntos apresentaram massa igual ‘a 94,9021 g.
Após ter sido feita a destilação o balão apresentou massa igual a 95,1913 g.
Efetuou-se o calculo da quantidade de cafeína extraída, fazendo a diferença do balão após destilação e sua massa com peixinho.
95,1913 g – 94,9021 = 0,2892 g massa de cafeína encontrada.
Em seguida efetuou-se calculo para saber a porcentagem da extração.
% extração = massa cafeína / massa de chá * 100
% = 0,2892/ 40 g * 100 = 0,723%.
Conclusão
Visto que em literatura pesquisadas a % de cafeína na erva-mate varia de 0,97-1,79%, podemos concluir que o método que utilizamos não foi satisfatório para a quantidade de cafeína encontrada que ficou abaixo da media padrão. Podendo ter ocorrido erros ou na destilação ou no preparo da amostra.
...