Fazendo uma Xícara de Café
Resenha: Fazendo uma Xícara de Café. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leozinho2013 • 20/5/2013 • Resenha • 1.527 Palavras (7 Páginas) • 552 Visualizações
Fazendo uma Xícara de Café
Inicie o Blender (ou reinicie ele, pressionando [CTRL]-[X] e [ENTER])
e observe a tela padrão inicial dele. Se você já não tiver alterado,
verá a tela padrão do Blender com um plano selecionado (quadrado
cor-de-rosa) e o cursor no centro do plano. Também há uma câmera
(pequeno triângulo embaixo) na cena. Simplesmente apague o plano
pressionando a tecla [x] e em seguida [ENTER]. Então adicione um
círculo: Pressione [SHIFT]-[A], escolha "Mesh" e então escolha
"Circle" nos menus. Em seguida, aparecerá um pequeno quadro
escrito "Vertices: 32". Apenas clique em "OK" (ou pressiona
[ENTER]). Aparecerá na tela um círculo no modo de edição, com
todos os vértices amarelos. Isso significa que todos os vértices estarão selecionados. Pressione
então a tecla [1] do teclado numérico (certifique-se de que o NumLock do seu teclado esteja
ligado) para alterar o ângulo de visão para frontal.
Pressiona a tecla [E] e em seguida [ENTER] (Only edges) para fazermos uma "extrusão".
Pressione a tecla [Z] e movimente o mouse um pouco para cima (aproximadamente cinco quadros
da grade guia, ou simplesmente digite [5]), depois pressione a tecla [ENTER] para confirmar o
comando. Na seqüência pressione a tecla [S] para alterar a escala dos vértices selecionados,
fazendo com que todos eles fiquem mais longe do centro do objeto (se desejar digite [2] e tecle
[ENTER]. É possível obter o mesmo efeito movimentando o mouse lentamente para longe do
objeto, até que os vértices de cima formem uma fileira mais larga do que a dos vértices de baixo.
Aproxime-se um pouco mais do objeto usando a função de zoom do Blender (pressione [CTRL],
[ALT], [BOT. ESQ. DO MOUSE] simultaneamente e movimente o mouse um pouco para frente).
Em seguida, faça uma nova extrusão, estendendo os vértices selecionados um pouco para cima.
Para fazer isso, pressione [E] e então [ENTER]. Depois movimente o mouse um pouco para cima e
pressione novamente [ENTER].
Agora mude novamente para visão superior, pressionando a tecla [7] do teclado numérico (com o
NumLock ligado). Depois faça uma nova extrusão, mas sem movimentar os novos vértices dessa
vez. Para fazer isso, apenas pressione a tecla [E], depois [ENTER] e [ENTER] ou [ESC]. Agora
pressione a tecla [S] e aproxime o mouse um pouco do objeto. Isso faz com que os novos vértices
criados na última extrusão, formem um círculo menor do que os vértices originais.
Em seguida mude novamente para visão frontal, pressionando [1] no teclado numérico. Agora
pressione a tecla [E] e então [ENTER]. Mova o mouse para baixo até ficar um pouco em cima do
primeiro círculo criado e pressione [ENTER].
Agora pressione a tecla [S] e aproxime o mouse do centro do objeto até que o a fileira de vértices
selecionados fique menor do que a fileira abaixo deles, se desejar utilize o valor 0.5 para definir
exatamente este ponto. Depois pressione a tecla [TAB] para sair do modo de edição e então a
tecla [Z]. Altere o ângulo de visão para uma vista em perspectiva, pressionando [ALT], [BOT. ESQ. DO MOUSE] e arrastando o mouse até ter uma visão superior do objeto como mostrado na
segunda figura abaixo:
O comando Fill
Observe que dá para ver através do "tubo" criado, podendo se observar a grade guia que existe
logo abaixo dele. Isso quer dizer que o nosso objeto não possui fundo. Para colocarmos um fundo
na xícara, vamos usar o comando Fill (preenchimento).
Pressione [Z] novamente e então a tecla [1] para obtermos uma visão frontal. Pressione agora a
tecla [TAB] para entrar no modo de edição e então a tecla [B] para ativarmos o modo de seleção
tipo Box, lembre-se de cancelar qualquer seleção anterior utilizando a tecla [A]. Você verá o seu
cursor como uma linha vertical e uma horizontal que percorrem a tela de extremidade a
extremidade. Esse recurso serve para selecionarmos todos os elementos dentro de um limite em
forma de retângulo. No nosso caso, vamos selecionar todos os vértices que formam o fundo da
xícara.
Posicione o cursor à esquerda e acima do primeiro vértice e pressione [BOT. ESQ. DO MOUSE]
uma vez e segure-o pressionado. Então leve o mouse abaixo e à direita do último vértice e solte o
[BOT. ESQ. DO MOUSE]. Pronto. Todos os vértices que formam o fundo da xícara estarão
selecionados.
Para melhor ver o efeito do comando Fill , altere um pouquinho o ângulo de visão para que você
veja todos os vértices selecionados. Feito isso, pressione [SHIFT]-[F].
Segurando a xícara
Para fazer o cabo da xícara, pressione a tecla [1] para visão frontal, e posicione o cursor 3D ao
lado direito da xícara, um pouco para cima. É aconselhável o uso da grade guia na construção do cabo da xícara. Depois alterne para visão lateral,
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