TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos Cromatográficos de Análise

Por:   •  26/4/2022  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

Beatriz Usher Libório

Prof.ª. Dra. Maria Cristina Solci

Métodos Cromatográficos de Análise

Resenha - “The LCGC Blog: Sílica para fases estacionárias de HPLC - Um guia de cinco minutos”

A maioria das colunas de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) são empacotadas com sílica na qual alguma forma de ligante hidrofóbico está ligada. As colunas formam a grande maioria daqueles usados para HPLC de fase reversa moderna.

Características químicas e físicas da sílica podem ter impacto, quando não possuem grande papel na seletividade da separação quanto o ligante da fase ligada, sendo necessário entender o efeito do suporte da fase estacionária de sílica em nossas separações e o que fazer quando as coisas não estão indo conforme esperado.

As separações por HPLC requerem uma grande área superficial de material hidrofóbico para atuar como fase estacionária para a separação, havendo correlação entre a área da superfície e a eficiência dessa dada coluna.

Materiais de embalagem HPLC modernos de 5 mm de diâmetro de partícula ou inferior terão uma área de superfície entre 150 e 400 m²/g. A área de superfície de uma quadra de tênis média é de cerca de 260 m², 1g de sílica e, portanto, terá uma área de superfície entre a metade e o dobro do tamanho da quadra de tênis!

Colunas com grande área de superfície, grande volume de poros e alto teor de carbono será altamente retentivo para analitos hidrofóbicos e vice-versa. As partículas de sílica determinará a permeabilidade e a eficiência da coluna. Partículas menores geram maior eficiência, bem como maior contrapressão.

Uma espécie que é suscetível a ataque hidrolítico ao trabalhar com baixo eluente pH – significando que a fase é retirada do superfície de sílica. Nessas circunstâncias, um perda gradual de retenção ou eficiência ser notado juntamente com o aumento da cauda de pico de espécies polares e ionizadas.

Para “mascarar” o silanol restante grupos (que podem, sob certas circunstâncias, ser prejudicial para a análise), os fabricantes usam reagentes “end-capping”. Estes são tipicamente silanóis do tipo usado para a fase ligada

ligante, com cadeias alquil curtas ou um metil grupo para reduzir seu perfil estérico.

Sendo a natureza dos grupos silanol de superfície muito importante para determinar a seletividade de uma fase estacionária.

A maioria dos fabricantes usará várias técnicas para lavar a sílica para remover o metal íons - no entanto, isso pode levar a uma sílica que é mecanicamente menos estável e pode esmagar mais facilmente sob alta pressão condições de operação.

De maneira análoga, ao usar eluentes de pH alto, a matriz de sílica em si estará sujeito a hidrólise , o que resultará com que as partículas de sílica se dissolvam, causando um vazio de coluna e um redução na eficiência com picos de cauda ou ombros, geralmente combinados com um aumento gradual na contrapressão do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com