Neutralização da base ácida
Tese: Neutralização da base ácida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pointbrakee • 18/12/2014 • Tese • 420 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
Introdução
Neutralização Ácido-Base
Sabemos que uma reação de neutralização acontece quando se mistura um ácido e uma base e origina como produto um sal e água¹,isso acontece porque o ácido em meio aquoso libera H+ e um ânion(carga negativa) e a base libera OH- e um cátion.O OH- e o H+ formam a água, e o ânion e o cátion formam um sal.
Exemplo: Sal de cozinha;
H+ Cl- + Na+ OH- → NaCl + H2O
Titulação
Para encontrar a concentração(mol/L) de uma substância os cientistas costumam usar a técnica de análise volumétrica denominada titulação, ou mais especificadamente, titulação ácido-base² .Esse método consiste em colocar para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada de titulante, com a solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido. Com a adição de um indicador ácido-base(como a fenolftaleína), observa-se quando a reação se completa, atingindo o ponto de equivalência ou ponto de viragem. É possível saber quando isso ocorre e parar a reação, porque a cor da solução sofre uma mudança brusca na presença de um indicador ácido-base, em virtude da variação do pH(que tende a ficar neutro).Depois disso tudo é só medir o volume de do titulante gasto e fazer alguns cálculos.
1-http://www.brasilescola.com/quimica/reacao-neutralizacao.htm
2-http://www.mundoeducacao.com/quimica/titulacao-acido-base.htm
Objetivo
Realizar uma reação ácido-base(neutralização)
Determinar a concentração do ácido clorídrico em uma amostra por meio da titulação volumétrica – utilizando o indicador fenolftaleína.
Metodologia
Bureta
Pêra
Pipeta Volumétrica
Elenmeyer
Garra
Suporte Universal
Fenolftaleína
Solução NaOH
Solução HCl
Resultados e Discussão
Volume HCl = 0,020L
Volume NaOH = 0,010L
Concentração titulante(NaOH) = 1,00mol/L
Número de ânions OH- dissociados do titulante(NaOH) que reagiram com os cátions H+ dissociados da amostra de HCl = 0,010mol
Número de cátions H+ presentes na amostra de HCl = 0,010mol
Concentração de ácido clorídrico na amostra = Número de cátions/Volume HCl = 0,050mol/L
Vale Ressaltar que o número de H+ e O- são iguais na solução porque a proporção estequiométrica é 1:1:1, ou seja, um mol de H+ reage com um mol de OH- formando um mol de H2O.
...