O Departamento de Engenharia de Materiais
Por: Miguel Oliveira Araújo • 13/7/2023 • Relatório de pesquisa • 914 Palavras (4 Páginas) • 61 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia- CCET
Departamento de Engenharia de Materiais - DeMa
IDENTIFICAÇÃO DE SÓLIDOS METÁLICOS POR ANÁLISE QUÍMICA QUALITATIVA
Docente: Maycon Jhony Silva
Discentes: RAs:
Tarcísio Bernardes Dutra 821208
Miguel Oliveira Araújo 821081
São Carlos, junho de 2023.
1.Introdução
Um cátion nada mais é que átomo que perdeu elétrons em sua camada de valência, ficando assim com carga positiva. A análise de cátions é uma pratica comum nos laboratórios de química tanto na análise qualitativa realizada no meio acadêmico quanto na indústria, na identificação de amostras desconhecidas. Ácidos oxidantes têm a capacidade de oxidar outras substâncias, transferindo elétrons durante uma reação química, exemplos, ácido nítrico e ácido sulfúrico, usados em reações de oxidação. Ácidos não oxidantes ou redutor não têm a capacidade de oxidar outras substâncias, exemplo, ácido clorídrico, usado em reações ácidos-base. Uma reação de oxirredução, ou reação redox, ocorre transferências de elétrons entre as substancias envolvidas. O termo oxidação se refere à perda e redução ao ganho de elétrons. São essenciais em processo como combustão, eletrólise e corrosão.
A substancia que tem um potencial de eletrodo padrão mais negativo tem maior tendência a perder elétrons (oxidação), enquanto, a substancia com um potencial de eletrodo padrão mais positivo tem maior tendência a ganhar elétrons (redução), e a diferença de potenciais de eletrodo padrão determina a força matriz.
2. Objetivo
Identificar amostras de sólidos metálicos a partir de reações químicas específicas que indicam os tipos de cátions resultantes.
3.Materiais & Métodos
Os instrumentos utilizados foram:
- Tubos de ensaios;
- Balança analítica;
- Água destilada em um frasco lavador;
- Pipeta de Pasteur;
- Solução de HNO₃;
- Solução de NaOH;
- Solução de NH4Cl;
- Papel absorvente; e
- Três amostras (A, B, C) de sólidos metálicos desconhecidas.
3.1. Procedimento
Foi colocado em um tubo de ensaio aproximadamente 10mg da amostra A desconhecida, em seguida, adicionou-se ±30 gotas de HNO₃ de forma lenta e graduada, agitando-a entre os períodos, aguardando o material se oxidar e observando suas alterações, após isso adicionou-se no mesmo tubo com auxílio da pipeta cerca de 30 gotas de NaOH, observando algumas alterações ao agitar a pipeta do mesmo, por fim foram adicionados ±30 gotas de NH4Cl, observando sua alteração final para a determinação final do material utilizado.
...