O EQUILÍBRIO QUÍMICO E O PRINCÍPIO DE LE CHATELIER
Por: pletz_pedro • 4/8/2022 • Trabalho acadêmico • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 102 Visualizações
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
PRÁTICA 4 – EQUILÍBRIO QUÍMICO E O PRINCÍPIO DE LE CHATELIER
Relatório entregue como requisito
Parcial de nota referente a disciplina
de laboratório de química analítica
Ministrado pelo professor
Dr. Guilherme Bessegato
e entregue pelos discentes
Gabriel Fiorucci,
Pedro Henrique de Carvalho
Toledo
Dezembro - 2021
- Introdução
O Princípio de Le Châtelier afirma que uma variação de qualquer um dos fatores que determinam as condições de equilíbrio em um sistema fará com que o sistema reaja de modo a minimizar ou contrabalancear o efeito da variação. Este princípio trata-se de uma maneira resumida de descrever como uma reação tentará ajustar as quantidades dos reagentes e dos produtos até que o equilíbrio seja novamente restabelecido, isto é, de modo que o quociente da reação, Q, seja novamente igual à constante de equilíbrio, K.
Equilíbrio químico, o estágio na reação química quando já não há tendencia para mudar a composição da mistura da reação. Todos os equilíbrios químicos são equilíbrios dinâmicos, com a reação direta e inversa ocorrendo com a mesma velocidade.
- Objetivo
Comparar como o equilíbrio funciona e se comporta, e qual o deslocamento das reações, com a adição de reagentes e produtos. Comparar os resultados obtidos com o princípio de le chatelier.
- Materiais
-Tubo de ensaio
-Béquer
-Kitassato
-Pipeta graduada
-Proveta
-Mangueira
-Gelo (para o banho de gelo)
-Bacia de vidro
-Banho maria
-Tubo de ensaio com tampa
-Fio de cobre
-Rolha
-Espátula
4. métodos
4.1 procedimento A
Em uma proveta de 25ml foi adicionado uma solução de 0,5ml/L de FeCl3 e 3ml de NH4SCN, completou-se o volume da proveta com água destilada. Em seguida dividiu-se essa mistura em 4 tubos de ensaio:
- Primeiro tubo deixou-se inalterado;
- Segundo tubo foi adicionado 15 gotas de FeCl3;
- Terceiro tubo adicionou-se 15gotas de NH4SCN;
- Quarto tubo 4 gotas de NH4Cl;
Em seguida comparou-se a cor da solução presente dentro dos quatro tubos.
4.2 Procedimento B
Em três tubos de ensaios adicionou-se 5ml de NH4OH e uma gota de fenolftaleína, agitou-se para que ficasse homogêneo a mistura dentro dos três tubo.
- Foi adicionado em um banho maria o tubo 2;
- O tubo 3 foi levado a um banho de gelo
- O tubo 1 somente utilizamos para comparação;
Em seguida foi adicionado dentro do tubo 2, 10 gotas de NH4Cl e comparado com o tubo 1.
4.3 Procedimento C
Em um béquer foi adicionado 50ml de H2O e duas gotas de fenolftaleína em seguida adicionou-se alguns grãos de NaHCO3. Em um kitassato colocou-se 50ml de vinagre, colocou-se uma mangueira do kitassato para o béquer com H2O e fenolftaleina, em seguida foi adicionado ao kitassato uma espátula de NaHCO3 e fechado rapidamente utilizando uma rolha.
4.4 Procedimento D
Em 6 tubos de ensaio, utilizando uma pipeta graduada adicionou-se nos tubos 1, 2 e 3, 1ml de K2Cr2O7, em seguida nos tubos 4,5 e 6 foi adicionado 1ml de solução de K2CrO4. Nos tubos 1 e 4 adicionou-se 10 gotas de HCl, no tubo 2 e 5 dez gotas NaOH. Em seguida comparou-se os 6 tubos.
4.5 Procedimento E
Em um tubo de ensaio com tampa adicionou-se um fio de cobre, em seguida levado a capela e adicionado 1 ml de HNO3(concentrado) e logo após fechou-se o tubo rapidamente e levado ao banho de gelo por 5 minutos. Observou-se, e depois foi levado o tubo ao banho maria por 5 min e observado.
5. Resultados e discussão
5.1 Procedimento A
3NH4SCN + FeCl3 ⇄ Fe(SCN)3 + 3NH4++Cl-
Fe(SCN)3 (coloração avermelhada)
No tubo 2 o FeCl a reação se desloca para o lados dos produtos, formando mais tiocianato de amônio, e assim a solução dentro do tubo acaba ficando mais vermelha.
No tubo 3 o NH4SCN, reação se desloca para o lado dos produtos por conta de sua estequiometria.
No tubo 4 NH4Cl a reação se desloca para o lado dos reagentes.
Por conta do complexo de Fe+ H2O e o ferro estar ligado a 6 moléculas de H2O e quando mais SCN é adicionado a solução mais vermelho ela acaba ficando porque o Fe acaba perdendo H2O que esta ligada a ele e se ligando a SCN.
...