O ESTUDO DA PRODUÇÃO DO VINHO COMO FORMA DE PROMOVER O APRENDIZADO EM QUÍMICA
Por: powllyanna • 24/4/2016 • Monografia • 4.906 Palavras (20 Páginas) • 434 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA[pic 2]
POWLLYANNA BARBOSA AMORIM DA SILVA
O ESTUDO DA PRODUÇÃO DO VINHO COMO FORMA DE PROMOVER O APRENDIZADO EM QUÍMICA.
Itumbiara, Junho 2008.
[pic 3]
POWLLYANNA BARBOSA AMORIM DA SILVA[pic 4]
O ESTUDO DA PRODUÇÃO DO VINHO COMO FORMA DE PROMOVER O APRENDIZADO EM QUÍMICA
Monografia apresentada ao curso de Graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Química do ILES/ULBRA de Itumbiara-GO, como requisito parcial para conclusão do curso sob orientação da professora mestre Kátia Dias Ferreira Ribeiro.
Itumbiara, Junho 2008.
[pic 5][pic 6]
[pic 7][pic 8]
[pic 9][pic 10]
RESUMO
Verifica-se que os estudantes têm dificuldades em perceber a utilidade dos conhecimentos químicos e muitas vezes, isso leva ao desinteresse. Trabalhando sob o tema “A produção do vinho como forma de promover o aprendizado em química”, intentou-se relacionar os conteúdos químicos envolvidos na produção industrial do vinho, apresentando as funções orgânicas, para levar o aluno a compreender as propriedades da matéria, criando também oportunidade de contextualização da química. O trabalho foi realizado no colégio estadual na cidade de Bom Jesus-GO, com um total de 16 alunos do 3º ano do ensino médio, sendo realizados 06 encontros totalizando 24 h/aula. Os conteúdos foram abordados por meio de aulas expositivas, jogos, práticas, dinâmicas e debate. Proporcionou-se aos alunos relacionar a química à produção industrial e com as necessidades básicas do seres humanos. Foi possível relacionar o conteúdo aplicado ao cotidiano, promover a participação dos próprios, contribuindo para que os mesmos se sintam motivados e interessados a aprender e a construir conhecimentos.
Palavras-chave: Vinho, funções orgânicas, ensino de química.
[pic 11][pic 12]
ABSTRACT
Checking out that students have difficult to notice the useful chemistry knowledge and sometimes cause selflessness. Working about “Improve the learning with the production wine” intend to connect contents involved in industrial production wine, showing the organic function, leading the student to understand the parts of raw, supplying the context of chemistry.
The work was realized public school en Bom Jesus – Go, with 16 student 3º high, school divided 06 meeting with total 24 hours. The contents were introduced with expositive classes, games, practices, dynamics, and debate. These came up to students associate chemistry with industrial production and basic need human being. It was possible yet associate contents with everyday, promote interest students motivating to learn and search knowledge.
Key-word: wine, organic function , chemistry teaching.
[pic 13][pic 14]
[pic 15]
INTRODUÇÃO
A química, apesar de estudar os materiais e suas transformações, não deixa de ser uma ciência estreitamente ligada à vida, pois a química é a chave para a maior parte das grandes preocupações das quais depende o futuro da humanidade (THUMUS, 2001).
A química influencia a nossa vida sendo, contudo, um assunto difícil de aprender devido aos conceitos de que necessita e ao rápido crescimento do conjunto de conhecimento que envolve (MELLO, 2004).
Umas das maiores dificuldades encontradas na química é no sentido de vê-la como algo útil. Aprender química é entender como essa atividade humana tem se desenvolvido ao longo dos anos, como os conceitos explicam os fenômenos que nos rodeiam e como possível fazer o uso de seu conhecimento na busca de alternativa para melhorar a condição de vida do planeta (CHASSOT, 2004).
Segundo Chassot (1993), educador químico é o profissional que possui a formação acadêmica em química e que usa esta ciência para fazer educação, através do ensino e /ou realizando pesquisas para aperfeiçoar esta educação. O educador químico tem uma importante missão que é apresentar a química para o educando como algo útil. Vale lembrar que educação pode ser feita em vários espaços e a sala de aula é um deles.
O ensino de química deve visar à aprendizagem dos conceitos, princípios, teorias e a compreensão da natureza e processo de produção desse conhecimento, bem como a ánalise critíca da sua aplicação na sociedade, numa trajetória que envolva transmissão/assimilação/reavaliação crítica do conhecimento(CENP, 1998).
13
Na escola, o indivíduo interage com conhecimento essencialmente acadêmico através da troca de informações. O aprendizado de química pelos alunos de ensino médio implica que compreendam as transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente. Na interpretação do mundo através das ferramentas químicas é essencial que se explicite seu caráter dinâmico. A consciência de que o conhecimento científico é assim dinâmico e mutável ajudará o estudante e o professor a terem a visão crítica da ciência e também valores como respeito pela opinião dos colegas, pelo trabalho em grupo, responsabilidade, lealdade e tolerância (MASSETO, 1994).
Diferentes realidades educacionais e sociais pressupõem diversas percepções dos conhecimentos químicos e diversas propostas de ação pedagógica. No ensino, o professor deve em primeiro momento, utilizar a vivência do aluno, os fatos do dia-a-dia, a tradição cultural, a mídia e a vida escolar buscando reconstituir os conhecimentos químicos que permitam refazer essas leituras do mundo, agora com fundamentação também na ciência. E importante no estudo de ciências que o professor conduza o educando não somente a distinguir as mudanças da natureza, mas também sentir os efeitos que podem influenciar sobre a vida de cada individuo (CHASSOT, 2004).
...