O Elemento Químico: Germânio
Por: Richard Álex • 14/9/2019 • Trabalho acadêmico • 331 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
Elemento químico: Germânio
Símbolo: Ge
Massa atômica: 72,64u
Número atômico: 32
- Propriedades:
Localizado no grupo 14 da tabela periódica, o germânio é um metal cristalino de massa atômica 72,64u, quebradiço e de cor branca-acinzentada. Além disso, é considerado um metaloide, isto é, se assemelha a um metal embora não possua propriedades de um metal, portanto, é um semicondutor.
- Descoberta:
A existência do germânio foi prevista por DI Mandeleev, em 1871. Mandeleev observou que havia um elemento desconhecido no grupo IV, o qual chamou de eka-silício, pois estava entre o silício e o estanho. No entanto, em 1886, o químico renomado Clemens Winkler descobriu o tal elemento desconhecido em um mineral chamado argirodita – mineral de prata da classe dos sulfetos.
- Curiosidades:
- O germânio, atualmente, é utilizado em meios de comunicação por fibra ótica. Além disso, existem compostos químicos do germânio que são letais em algumas bactérias, e podem apresentar certa toxicidade aos mamíferos.
- O mineral onde o germânio é extraído ajuda na prevenção de diabetes e câncer.
- O nome germânio deriva do nome latino da Alemanha, país de Winkler.
- Aplicações:
- Durante a década de 50, o germânio foi muito importante para o desenvolvimento da física nuclear. A partir daí, este elemento se tornou necessário para a detecção de raios gama. Hoje, é muito comum a utilização do germânio em sistemas de visão noturna, espectroscópios, etc.
- Além disso, o germânio é muito utilizado em quimioterapias, na composição das ligas metálicas de ouro para joias, por exemplo.
- Durante a Segunda Guerra Mundial, o germânio também se tornou muito importante para o campo da eletrônica, no que tange o desenvolvimento de semicondutores. Nessa lógica, o germânio passou a ganhar mais uma aplicação, tanto que atualmente também é utilizado em radares e amplificadores de guitarras elétricas.
- Atua como elemento endurecedor do alumínio, magnésio e estanho.
- Referências bibliográficas:
MATERIALS SCIENCE IN SEMICONDUCTOR PROCESSING – Germanium: From its discovery to SiGe devices – Volume 9, Issues 4–5, August–October 2006, Pages 408-422
F.A. D’Altroy – Germanium
Encyclopedia of Materials: Science and Technology, 2001, Pages 3505-3507
...