O Equilíbrio Químico
Por: Yasmin Neves • 6/11/2017 • Relatório de pesquisa • 411 Palavras (2 Páginas) • 3.106 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia - 2017/2
Química Experimental – IEQ 058
Aula Prática 9: Equilíbrio Químico.
Pós-Laboratório
Manaus - AM
2017
- Pós-Laboratório
- De acordo com as cores observadas, quais são as espécies que fornecem coloração predominante nas soluções dos tubos 3,4 e 5 da parte 1?
R= Nos Tubos 3 e 5 a cor predominante foi verde, logo no Tubo 4 de início a cor foi verde, porem foi se adicionando água para a solução voltar aos reagentes se comprado com o Tubo 2.
- Coloque os tubos 3,4 e 5 em ordem crescente de concentração da espécie CuCL42.
R= começando com o tubo 4(diluído), depois o tubo 5 que adicionou algumas gotas de HCl e por último o tubo 3 que foram adicionadas mais gotas que os demais e não foi diluído.
- Utilizado as expressões “o equilíbrio está deslocado mais para o lado dos reagentes”, caracterize a situação do equilíbrio verificada em cada um dos tubos da parte 1.
R= de início podemos ver que seu equilíbrio está nos reagentes, conforme sua cor, vamos adicionando o ácido, sua acidez muda sua cor, assim deduzindo que a solução não está mais em equilíbrio, formando uma nova solução, denotamos a de produto.
- As mudanças observadas são reversíveis? Justifique sua resposta, exemplificando-a com uma situação observada neste experimento.
R= sim, podemos notar no experimento da Parte 1, assim como foi adicionado HCl na solução de sulfato de cobre, podemos voltar a solução aos reagentes acrescentando água.
- Qual a função do ácido clorídrico (HCl) e do cloreto de sódio (NaCl) nos experimentos realizados?
R= fazer com que seja perceptível vermos a mudança do desequilíbrio da solução, quando ela vai mais para a direita ou esquerda. Além disso, o pH da solução também pode ser alterado: como o equilíbrio é deslocado para a esquerda, diminui-se o grau de ionização do ácido ou da base. Ressaltando que o efeito do íon comum só afeta o deslocamento de uma reação em equilíbrio, mas não altera a constante de equilíbrio (Kc), se a temperatura seja mantida constante, pois ela só é afetada por uma mudança na temperatura.
- Apresente a expressão para a constante de equilíbrio (K) da reação estudada.
R= a equação de equilíbrio é dada por:
K= [C] c [D] d / [A] a [B] b
K= [CuCl 2- 4] . [H2O]4
[Cu(H2O)2+4]. [Cl -]4
- Referências
- Aula Prática 6: Reações Químicas;
Por: Profª Thaisa Matos – Química Experimental.
- Apostila Equilíbrio Químico;
Autor: Genilson Pereira Santana.
- Brasil escola Efeito do íon comum;
Por: Jeniffer Fogaça.
- Apostila Equilíbrio Químico;
Por: Profº Agamenon Roberto, 2011.
...