O Equilíbrio Químico
Por: leticiatxs • 17/4/2018 • Relatório de pesquisa • 1.953 Palavras (8 Páginas) • 225 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas
Ana Paula Brandão
Cassiene Teixeira de Deus
Cássio Lúcio de Souza
Letícia Oliveira Silva
Letícia Teixeira Silva
Experimento nº. 07
Equilíbrio Químico
Benecildo Amauri Riguetto
Disciplina: Laboratório de Química
Uberaba – MG
11/11/2014
- INTRODUÇÃO
Um equilíbrio químico é a proporção entre reagente e produto de uma reação química, em que eles se mantenham constantes ao longo do tempo. Assim, duas substâncias estão em equilíbrio, quando a velocidade em que os produtos são formados a partir dos reagentes é igual à velocidade na qual os reagentes são formados a partir dos produtos.
As reações diretas são formadas quando 100% dos reagentes são convertidos em produtos, o que ocorre no caso da combustão. Já as reações inversas são formadas quando certa quantidade de produto é formada, dando origem aos reagentes.
O princípio de Le Chatelier defendia a teoria de que quando se exerce uma ação num sistema em equilíbrio (variação de pressão, temperatura, concentração), o sistema se desloca no sentido da reação que neutraliza esta ação. Assim, ele propicia um meio de prever a influência que os fatores perturbadores têm sobre os sistemas em equilíbrio, sendo válido para todos os tipos de equilíbrios dinâmicos, físicos, iônicos, bem como os químicos.
Isso poderá ser observado neste experimento através da reação reversível entre os íons de ferro (III) e os íons tiocianato:
Fe3+ + SCN- ⇌ FeSCN2+
- OBJETIVOS
Analisar o deslocamento do equilíbrio químico de uma reação a partir de fatores como pressão, variação de temperatura e concentração dos reagentes.
- PARTE EXPERIMENTAL
- Materiais
- Béquer de 100 ml
- Espátula
- Tubos de ensaio
- Pisseta com água destilada
- Conta gotas
- Solução KSCN 1,0 mol/l
- Solução FeCl3 1,0 mol/l
- Solução AgNO3 0,2 mol/l
- Cloreto de potássio sólido - KCl
- Métodos
- Estudo do equilíbrio entre Fe3+ e SCN-
Colocou-se 20 ml de água destilada em um béquer e adicionou-se, com pipetas de Pauster, 2 gotas de solução 1 mol/l de FeCl3 e 2 gotas de solução 1 mol/l de KSCN. Mediu-se cuidadosamente as gotas, pois se fosse adicionado muito, a solução ficaria muito escura, não permitindo que um possível escurecimento seja facilmente visível.
Dividiu-se a mistura em 7 tubos de ensaio, sendo cada porção de aproximadamente um dedo. Reservou-se um dos tubos para ser usado como “controle” na comparação com os demais tubos de ensaio.
Ao primeiro tubo de ensaio adicionou-se 3 gotas de solução 1 mol/l de FeCl3, agitou-se e anotou-se as observações feitas. Descartou-se o conteúdo desse tubo de ensaio na pia.
Ao segundo tubo de ensaio adicionou-se 3 gotas de solução 1 mol/l de KSCN, agitou-se e anotou-se as observações feitas. Descartou-se o conteúdo desse tubo de ensaio na pia.
Ao terceiro tubo de ensaio adicionou-se uma pequena quantidade de KCl sólido e agitou-se vigorosamente até que ele fosse dissolvido. Comparou-se com o tubo “controle”. Em seguida, adicionou-se 3 gotas de solução 1,0 mol L-1 de Fe(NO3)3, homogeneizou-se a solução e anotou-se as observações. Descartou-se o conteúdo desse tubo de ensaio na pia.
Ao quarto tubo de ensaio adicionou-se 3 gotas de solução 0,2 mol L-1 de AgNO3, agitou-se bem para a homogeneização do conteúdo do tubo e comparou-se com o tubo “controle”. Em seguida, adicionou-se 3 gotas de solução 1,0 mol L-1 de Fe(NO3)3, agitou-se o tubo de ensaio e anotou-se as observações. Descartou-se o conteúdo desse tubo em um recipiente apropriado.
Ao quinto tubo de ensaio adicionou-se cerca de 3 gotas de solução 0,2 mol L-1 de AgNO3, homogeneizou-se o conteúdo do tubo e anotou-se as observações. Em seguida, adicionou-se 3 gotas de solução 1 mol/l de KSCN, agitou-se a solução e anotou-se as observações. Descartou-se o conteúdo desse tubo em um recipiente apropriado.
Colocou-se o sexto tubo de ensaio em banho-maria a uma temperatura entre 70-80ºC por aproximadamente 2 minutos. Comparou-se a solução quente com o tubo “controle” e anotou-se as observações. O conteúdo desse tubo de ensaio, bem como o controle pode ser descartado na pia.
- Resultados e Discussão
4.1 Estudo do equilíbrio entre Fe3+ e SCN-
Todo o estudo realizado neste experimento sobre equilíbrio químico foi baseado na seguinte reação em equilíbrio:
[pic 1]
Fe3+ + SCN- FeSCN2+ (1)
(castanho) (incolor) (vermelho)
Para dar início ao experimento tomamos um béquer de 100 ml, adicionamos aproximadamente 20 ml de água destilada e em seguida adicionamos 2 gotas de solução 1 mol/L de FeCl3 e 1 gota de solução 1 mol/L de KSCN, utilizamos para tal procedimento de medida o conta-gotas do próprio frasco que continham as soluções.
...