O Equilíbrio Químico
Por: Bianca Dos Santos Lourenco • 14/11/2023 • Relatório de pesquisa • 1.414 Palavras (6 Páginas) • 55 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (CCT)
CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
BIANCA DOS SANTOS LOURENÇO
RELATÓRIO DE PRÁTICA 03: CINÉTICA QUÍMICA
FORTALEZA
2023
BIANCA DOS SANTOS LOURENÇO
RELATÓRIO DE PRÁTICA 03: CINÉTICA QUÍMICA
Relatório de prática apresentado ao Curso de Graduação em Licenciatura em Química do Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará, com o objetivo de obtenção de nota para a disciplina de Química Geral II.
Orientação: Prof.ª. Dra. Maria do Livramento Linhares Meneses
FORTALEZA
2023
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 5
3 MATERIAIS E MÉTODOS 6
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS 6
3.2 REAGENTES UTILIZADOS 6
3.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 7
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
4.1 Resultados e discussão – Parte 1 8
4.2 Resultados e discussão – Parte 2 8
4.3 Resultados e discussão – Parte 3 8
4.4 Resultados e discussão – Parte 4 9
5 PÓS - LABORATÓRIO 10
6 CONCLUSÕES 11
7 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Segundo o autor Brown, cinética química é a parte responsável pela velocidade ou grau de velocidade das reações, ou seja, velocidade de uma reação é o tempo necessário que os reagentes da reação demoram para ser consumidos e consequentemente os produtos a serem formados. No nosso dia a dia isso é diariamente aplicado, por exemplo, quando ingerimos um medicamento ele demora um tempo para fazer efeito, ou até mesmo dias, dependendo da quantidade que tomamos e por quanto tempo ele deve ser consumido.
Além disso, existem alguns fatores que podem influenciar na velocidade da reação, deixando-a mais lenta ou mais rápida.
- Superfície de contato: se os reagentes forem de fases diferentes (um sólido e outro gasoso) a sua superfície de contato é limitada e quanto menor for as partículas mais rápido elas irão se chocar e mais rápida acontecerá a reação.
- Concentração: quanto maior a concentração dos reagentes maior será as colisões entre as partículas, fazendo com que a velocidade da reação seja aumentada.
- Temperatura: com o aumento da temperatura ocorre o aumento das colisões entre as partículas, tonando a reação mais rápida e com a diminuição da temperatura a velocidade reação fica mais lenta, diminuindo também as colisões.
- Catalisador: tem a função de acelerar a velocidade da reação sem serem usados.
2 OBJETIVOS
O presente relatório tem como objetivo observar nos três experimentos realizados quais os fatores que influenciam na velocidade das reações (concentração, temperatura e catalisador).
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS
- Becker 50mL
- Becker 100mL
- Pipeta Graduada
- Tubo de ensaio
- Banho – maria
- Almofariz e pistilo
- Prego de ferro
- Barbante
3.2 REAGENTES UTILIZADOS
- Solução de Sulfato de Cobre 1M
- Solução de Sulfato de Cobre 0,1M
- Solução de Sulfato de Cobre 0,01 M
- Iodeto de Potássio
- Água oxigenada
- Água destilada
- Comprimido Sonrisal
- Batata
3.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O procedimento experimental ocorreu nas seguintes etapas:
No primeiro experimento, foi adicionado 50mL de água destilada em dois beckeres de 50mL cada e aquecido um deles no banho-maria por aproximadamente 5 minutos, em seguida, foi adicionado ¼ de comprimido sonrisal em cada um dos beckeres.
Dando continuidade, foi realizado o segundo experimento, onde foi adicionado 20mL de água destilada em dois beckeres de 50mL e inserido ¼ de comprimido sonrisal, sendo um triturado com o almofariz e pistilo e o outro comprimido sem estar triturado.
Na terceira parte do procedimento experimental foi inserido 20mL de solução de sulfato de cobre, cada um com diferentes concentrações (1M, 0,1M, 0,01M) em três beckeres e em seguida foi amarrado um prego em um fio de barbante, por fim, foi colocado o prego amarrado com o barbante em cada uma dos três beckeres.
Na última parte do procedimento experimental foi usado dois tubos de ensaio e colocados no suporte, posteriormente foi adicionado 2mL de água oxigenada e um pouco de detergente em cada um deles. Em seguida, em um deles foi inserido 5 gotas de iodeto de potássio e no outro uma pequena quantidade de batata.
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
4.1 Resultados e discussão – Parte 1
Após o primeiro procedimento experimental, obteve-se dois experimentos, onde o becker que foi aquecido levou aproximadamente 1:30 (um minuto e trinta segundos) para dissolução e o becker com água em temperatura ambiente dissolveu-se em 2:05 (dois minutos e cinco segundos). Diante disso, com o aumento da temperatura, as colisões entre as partículas também aumentam, tornando a reação mais rápida e consequentemente a reação em temperatura ambiente demora mais tempo, já que não tem aumento de temperatura e as colisões se tornam mais demoradas.
...