O Exercício de Fisio-química
Por: 429022 • 13/5/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 275 Palavras (2 Páginas) • 178 Visualizações
Nome: Sandra Marinho Elias
Exercício de físico-química 2
- Defina energia de Gibbs?
Quando uma reação química espontânea ocorre, parte da energia liberada sempre é utilizada para reorganizar o sistema. Essa parte de energia depende da temperatura e do nível de desorganização dos átomos. a entalpia, a entropia e a temperatura são os fatores determinantes para prever a espontaneidade de uma reação. Portanto, a energia livre de gibbs como a energia útil de um sistema que resulta da diferença entre a entalpia e a entropia, e expressa pela equação ΔG = ΔH – T. ΔS.
- Com base na espontaneidade e na energia de gibbs, discorra quando o processo for exotérmico e endotérmico.
Quando o processo é exotérmico ΔH < 0, e a entropia do sistema aumenta ΔS > 0, o sinal de ΔG e negativo para todas as temperaturas. O processo será sempre espontâneo. Quando o processo é endotérmico, ΔH > 0, e a entropia do sistema diminui, ΔS < 0 , o sinal de ΔG é positivo para todas as temperaturas, esse processo nuca será espontâneo. A espontaneidade do processo depende da temperatura, reações exotérmicas que diminuem a entropia do sistema são espontâneas a baixas temperaturas. Já as reações endotérmicas que aumentam a entropia do sistema são espontâneas a altas temperaturas.
- Qual a relação da energia livre e a constante de equilíbrio?
Quando o sistema da reação não está em equilíbrio a tendência de se mover em direção ao equilíbrio representa uma forca cuja magnitude pode ser expressa como a variação de energia livre para reação. A variação de energia livre de uma reação química está diretamente relacionada com a constante de equilíbrio (Keq).
...