O Fluído de Isqueiro
Por: mayanapedrozzo • 9/9/2015 • Projeto de pesquisa • 911 Palavras (4 Páginas) • 3.042 Visualizações
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA PEGAGÓGICA DE SINOP
ESCOLA ESTADUAL NILZA DE OLIVEIRA PIPINO
FLUÍDO DE ISQUEIRO
LETÍCIA CAROLINA BORTOLANZA SOARES
SINOP - MT
2014
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA PEGAGÓGICA DE SINOP
ESCOLA ESTADUAL NILZA DE OLIVEIRA PIPINO
FLUÍDO DE ISQUEIRO
LETÍCIA CAROLINA BORTOLANZA SOARES
Trabalho para avaliação bimestral da disciplina de Física, solicitado pela Professora Lorice Aparecida Bortolanza Soares, a ser entregue no dia 17/06/2014. |
SINOP – MT
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO1
1.1Fireball2
1.2 Água que pega fogo3
2. CONCLUSÃO4
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS5
INTRODUÇÃO
Fluído de isqueiro, é geralmente usado como combustível para bingos e isqueiros. Por ser um agente solvente, encontrasse na fase liquida, mas também pode ser usada na forma gasosa, muito semelhante ao gás GLB.
Composto por enzina, propano, butano, hexamina, lacoline e principalmente por nafta, um derivado de petróleo, líquido e incolor, com faixa de destilação próxima à da gasolina, porém muito mais inflamável.
FIREBALL
Fireball ou bola de fogo tem como foco principal nos permitir manusear uma pequena bola em chamas sem queimar as mãos.
Materiais necessários:
- Tesoura.
- Tecido de algodão. Uma tira de 3cm x 15cm.
- Agulha. (para costurar a bola)
- Linha de Algodão. (para costurar a bola)
- Fluido de Isqueiro. (mistura com compostos voláteis)
Opcionais:
- Creme Hidratante para mãos.
- gelo. (para baixar a temperatura das mãos)
- Isqueiro ou fósforos.
O primeiro passo é pegar o algodão, cortá-lo e enrolá-lo até formar a bola, em seguida com a agulha atravesse a bola e enrole (sem apertar muito) dando um contorno circular e por fim é só despejar um pouco do fluido de isqueiro em torno da bola e atear fogo. Com o creme, hidrate suas mãos sem excesso e o coloque em uma bacia com gelo durante poucos minutos, estando assim pronta para manusear a bola com mais.
Com a bola já acesa pegue-a pela parte inferior, evitando tocar à ponta da chama (onde a maior parte do calor é direcionada), mantendo-a em movimento ou parada por pequenos espaços de tempo.
A principal pergunta é “Por que não queima a mão?”, simples, como nosso tecido suporta, segundo pesquisas, algo próximo a 127 graus centígrados por cerca de 20 minutos (para o corpo humano), podemos então, com a mão a uma temperatura baixa, suportar o calor da combustão deste combustível por segundos sem nos queimarmos. Algumas pessoas dizem que a bolinha não queima por que o calor fica apenas na chama e não no corpo. Trata-se de um grande engano. A bolinha fica sim quente, e muito quente, ela só não causa queimaduras grandes como colocar a mão diretamente no fogo.
Outro fato importante é que os vapores são tóxicos, portanto a experiência não deve ser repetida em lugares fechados, e sim em lugares ventilados, e independente de idade sempre se deve manter uma toalha úmida por perto por precauções a algum acidente, como por exemplo, o fogo acidentalmente entrar em contato com a própria roupa e espalhar-se.
[pic 1]
ÁGUA QUE PEGA FOGO
Como o próprio nome diz, à água que pega fogo, tem como objetivo atear fogo na água, sabendo que ambos são elementos opostos.
Materiais necessários:
...