O HIDROGÊNIO, UM ELEMENTO SINGULAR
Por: Tiago Rvb • 22/7/2021 • Trabalho acadêmico • 1.689 Palavras (7 Páginas) • 127 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI GASPAR RICARDO JÚNIOR TIAGO REIS VIANA BATISTA HIDROGÊNIO, UM ELEMENTO SINGULAR |
SOROCABA – SP JULHO/2021 |
TIAGO REIS VIANA BATISTA HIDROGÊNIO, UM ELEMENTO SINGULAR Projeto apresentado a Faculdade de Tecnologia SENAI Gaspar Ricardo Júnior ao curso de Tecnologia Mecatrônica Industrial, como requisito obrigatório para aprovação na unidade curricular de Projetos. Orientador: Dra. Ariane Diniz Silva |
SOROCABA – SP JULHO/2021 |
“Há coisas que são conhecidas e coisas que são desconhecidas. E entre elas, há portas.”
William Blake
RESUMO
O foco deste trabalho foi entender como podemos extrair os melhores resultados relacionados ao uso do Hidrogênio, bem como de uma extração que seja vantajosa e sustentável.
A abundância do Hidrogênio também é um fator de grande importância sendo que da sua queima os resíduos gerados não afetam de forma negativa a natureza.
Entre outras curiosidades podemos salientar sua simplicidade como elemento, por possuir uma combinação simples de um próton e um elétron, o que permite uma fácil junção com outros elementos.
Palavras-chave: Hidrogênio, fonte de energia, sustentável.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 JUSTIFICATIVA 6
3 OBJETIVOS 6
3.1 Objetivo Geral 6
3.2 Objetivos Específicos 6
4 EMBASAMENTO TEÓRICO 7
4.1 O Princípio 8
4.2 Os Processos de Extração 8
4.3 Reforma a vapor do Gás 8
4.4 Lixo Urbano 8
4.5 Biomassa 9
4.6 Pirólise a Plasma 9
4.7 Eletrólise 9
4.8 Viabilidade dos Processos 9
5 METODOLOGIA 10
6 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
- INTRODUÇÃO
Este estudo aponta a singularidade e a importância do hidrogênio como meio de energia sustentável, ele relata diferentes maneiras pelas quais podemos isolar o hidrogênio para uso industrial como elemento ou como combustível para geração de energia.
Temos como realidade que atualmente necessitamos cada vez mais de alternativas que possam ser sustentáveis, que não agridam o meio ambiente e que sejam economicamente vantajosas.
Trazemos alguns tópicos considerando a viabilidade do uso do uso do hidrogênio.
2 JUSTIFICATIVA
O estudo do uso Hidrogênio como fonte de combustível é de suma importância, pois atualmente temos passado por inconstância nos preços de combustíveis de origem fóssil e que trazem prejuízos ao meio ambiente.
- OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Estudar os métodos de extração de Hidrogênio obtendo uma opção vantajosa para fornecer uma fonte de energia renovável e sustentável.
Compreender as dificuldades no processo, em que a fonte de energia gasta para obtenção do Hidrogênio seja menor do que a fonte fornecida.
3.2 Objetivo Específico
Compreender a obtenção do Hidrogênio com o intuito de definir o melhor método para extração por meio dos seguintes processos: Reforma a vapor do Gás Natural e Lixo Urbano, Biomassa, Pirólise à plasma e Eletrólise.
- EMBASAMENTO TEÓRICO
4.1 O Princípio
Para falar do Hidrogênio precisamos fazer uma viagem no tempo e voltar para o século XVI, onde ouvimos o primeiro relato de um gás resultante da reação entre metais, ocorrida no laboratório de um dos maiores alquimistas da história, Theophrastus Bombast von Hohebheim, também conhecido como Paracelso, que naquele momento não sabia que este gás era o nosso querido hidrogênio.
Anos mais tarde Robert Boyle, em 1671, redescobriu a reação utilizando limalhas de ferro e ácidos diluídos. Porém, os créditos finalmente foram dados a Henry Cavendish pela descoberta do novo elemento químico, pois foi o primeiro a tratar o gás com distinção dos demais elementos, dando o nome de “ar inflamável”, no ano de 1766.
E foi só 17 anos depois, que Antoine Lavoisier usou o nome Hidrogênio para nomear o “gás”, em 1783; que curiosamente do grego significa hydro = agua e genes=gerador, pois da sua reação o único resíduo gerado é a agua. (STWERTKA, 1996).
Outro fato muito interessante a respeito do Hidrogênio é que ele é o elemento mais abundante no universo e aqui na terra compondo 75% e 70% de sua massa respectivamente e 90% das moléculas (RIFKIN, 2003), porém ele raramente encontrado sozinho na natureza. Se tornando este o maior desafio quando o tema é extração do Hidrogênio.
O hidrogênio é um vetor energético. Trata-se de um portador de energia versátil, limpo e seguro, que pode ser usado para produzir eletricidade, calor, potência e ainda encontra aplicação como matéria prima na indústria. O hidrogênio pode ser armazenado e transportado com alta densidade energética nos estados líquido ou gasoso. (MIRANDA, 2017)
...