O Laboratório de Química Inorgânica
Por: Júlio César • 10/8/2023 • Relatório de pesquisa • 2.542 Palavras (11 Páginas) • 72 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal de Alagoas[pic 2]
Instituto de Química e Biotecnologia
Laboratório de Química Inorgânica
Prática 1: HIDROGÊNIO
MACEIÓ
2023
Prática 1: HIDROGÊNIO
Relatório de aula prática apresentado ao Curso de Graduação em Química Tecnológica e Industrial, da, como requisito para a obtenção parcial da nota da disciplina de Laboratório de Inorgânica, ministrada pelo
MACEIÓ
2023
Sumário
Resumo 4
Introdução 5
Objetivos 7
Experimental 8
Vidrarias, materiais e reagentes 8
Procedimento experimental 8
Fluxograma 8
Resultados e Discussões 10
Conclusão 13
Referências Bibliográficas 14
Resumo
O experimento consiste em obter-se hidrogênio gasoso a partir das reações entre metais e ácidos/bases e analisar as reatividades entre metais e ácidos e metais e bases.
Introdução
O hidrogênio é o elemento mais abundante no universo, sendo um dos mais importantes já que a maior parte está na forma de água, nos minerais e em tantas outras coisas vivas. Possui moléculas leves o que leva a uma pequena quantidade de hidrogênio livre na terra. O hidrogênio é produzido como subproduto do refino de combustíveis fósseis e pela eletrólise da água. Ele detém uma baixa densidade e forças intermoleculares fracas.
Com menor massa atômica e menor número atômico está situado na família dos metais alcalinos, mas, possui características únicas. Em condições normais e no seu estado natural, é um gás incolor, inodoro. Tem uma grande capacidade de armazenamento de energia o que vem ampliando pesquisas para sua utilização como fonte de energia renovável.
Possui três isótopos, sendo prótio, deutério e trítio. Tendo uma menor eletronegatividade que qualquer outro elemento metálico. O átomo é capaz de transformar em um cátion (H+) e ânion (H-). Chega na estabilidade quando recebe um elétron na camada de valência.
O processo principal para obtenção do hidrogênio comercial, subproduto do refino do petróleo, é a reforma a vapor. A reação catalisada de um hidrocarboneto e água, a altas temperaturas, onde são convertidos em monóxido de carbono e hidrogênio, sob a ação de um catalisador de níquel (Reação 1)
[pic 3]
(Reação 1: reação entre metano e água formando monóxido de carbono e hidrogênio na presença de um catalisador de níquel).
Seguida de uma reação de deslocamento, onde o monóxido de carbono do gás de síntese reage com água, sob a ação de um catalisador de ferro e cobre (Reação 2).
[pic 4]
(Reação 2: reação entre monóxido de carbono e água formando gás carbônico e gás hidrogênio).
Já no laboratório é formado em poucas quantidades através da redução dos íons de hidrogênio de um ácido forte por metais com potencial padrão negativo (Reação 3).
[pic 5]
(Reação 3)
Objetivos
✓ Obtenção de hidrogênio mediante reação de metais com ácidos e bases;
✓ Identificação da formação de hidrogênio por meio da sua combustão;
✓ Comparação da reatividade de alguns metais diante de ácidos.
Experimental
Vidrarias, materiais e reagentes:
- Tubo de ensaio normal de dois diâmetros;
- Pinça de madeira;
- Tubo de ensaio pequeno;
- Caixa de fósforos;
- Estante para tubos de ensaio;
- Zn(s);
- H2SO4 (6 M);
- CuSO4 (1 M);
- Mg(s);
- Fe(s) (palha de aço);
- NaOH (6 M);
- Al(s) (fio ou folha).
Procedimento experimental
- Obtenção de Hidrogênio e comparação entre as reatividades dos metais
A.1. Em um tubo de ensaio, inseriu grânulos de zinco em pequena quantidade e 2 mL da solução 6 M de ácido sulfúrico (H2SO4). Se a evolução do gás for lenta, faz-se necessário adicionar gotas de de CuSO4. Assim, quando o gás começou a se desprender, colocou sobre a boca do tubo um outro tubo e fixou com uma pinça de madeira. Após 3 minutos, com a boca do tubo pra baixo, acendeu uma chama sob a boca do tubo observando uma pequena explosão.
A.2. Primeiro foram preparados 3 tubos de ensaio e foram adicionados 2 mL de água destilada e 1 mL da solução 6 M de ácido sulfúrico (H2SO4), agitando-as. No primeiro tubo, acrescentou uma pequena quantidade de Mg, no segundo Fe e no terceiro Al. Observando, então, a evolução do H2 e a diferença de reatividade entre esses metais.
- Obtenção de hidrogênio através da reação entre metais e bases
Em um tubo de ensaio, adicionou 1 mL de solução de NaOH e 2 mL de água destilada, agitando-as. Em seguida, inseriu um pequeno pedaço de alumínio em fio e observou a evolução do H2.
Fluxogramas
[pic 6]
[pic 7]
🡨 3 grânulos de Zn
🡨 2 mL de solução de H2SO4 (6M)
🡨 CuSO4 1M (gotas, se reação prosseguir lenta)
[pic 8]
[pic 9][pic 10]
[pic 11]
...