O Material Didático
Por: Rodrigo Silva • 26/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.111 Palavras (5 Páginas) • 137 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS - FACULDADE DE QUÍMICA
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – EAD
DISCIPLINA: FÍSICO-QUÍMICA TEÓRICA
PROFESSOR DR. ANDERSON H. L. E LIMA
TUTOR: GABRIEL PONTES
DISCENTE: RODRIGO SILVA E SILVA
ATIVIDADE TEÓRICA À DISTÂNCIA
BUJARU – PA
2020
1) Pesquisar como definem/conceituam as funções de estado derivadas da primeira e segunda lei da termodinâmica, os autores de livros de Química de nível médio e nível superior (Química Geral e/ou Físico-Química); citar no mínimo dois e no máximo três livros!
Função de estado: Propriedade do sistema que depende apenas de qual estado ele se encontra.
* Independe do caminho ao qual o processo ocorreu.
* Só depende do estado inicial e final.
Funções de estado da 1 e 2 lei da termodinâmica:
Autor de livros de Química de nível médio: (Definição de Temperatura) Bonjornoet al (1993, p. 217) e Bonjornoet al (1998, p. 11), definem Temperatura da seguinte forma: “Temperatura é uma grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um corpo, caracterizando o seu estado térmico”. Esta definição é extremamente concisa, mas não destaca as características da temperatura.
Autor de livros de Química de nível superior: (Definição de Temperatura) Zemansky (1978, p. 7) refere-se a Temperatura de um sistema como sendo a “propriedade que determina se um sistema se encontra ou não em equilíbrio térmico com outros sistemas”. Observe que a diferença de Temperatura determina se há fluxo de uma grandeza vetorial proporcional ao gradiente da temperatura entre dois sistemas, mas não ocorreu a definição de Temperatura. É esse fluxo, contemplando um fator de proporcionalidade, que é determinado pela Lei de Fourier.
Autor de livros de Química de nível médio: (Definição de Volume) Indica o espaço ocupado pelo corpo. (Livro: física e química de Carlos barros e Wilson Paulino.)
Autor de livros de Química de nível superior: (Definição de Energia Interna) É a soma de toda a energia (cinética e potencial) de um sistema. Não é possível medir a Energia Interna absoluta, mas é possível medir a Variação de Energia Interna (ΔU) durante uma transformação.
Autor de livros de Química de nível médio: (Definição de Massa) A massa é definida com a quantidade de matéria existente num corpo. (Livro: física e química de Carlos barros e Wilson Paulino.)
Autor de livros de Química de nível superior: (Definição de Entalpia) É definida como a energia interna somada ao produto da pressão P pelo volume V do sistema: H= E + PV. (A química central 13º ed. Brown.)
Autor de livros de Química de nível superior: (Definição de Entropia) Foi definida por Clausius em 1854, é uma função de estado que relaciona a capacidade de um sistema de trocar calor por unidade de temperatura. O conceito de entropia deve considerar se as mudanças de estado são reversíveis ou irreversíveis. (Livro: física e química de Carlos barros e Wilson Paulino.) Entropia também é utilizado para significar a desorganização ou desordem. J. Willard Gibbs, o físico teórico americano do século XIX, chamou-lhe “mixedupness”. O American Heritage Dictionary dá como a segunda definição de entropia “, uma medida de desordem ou aleatoriedade em um sistema fechado. ”
2) Assistir aos conteúdos sobre entropia disponíveis em https://www.youtube.com/watch?v=YM-uykVfq e https://www.youtube.com/watch?v=w2iTCm0xpDc (ambos legendados em português) e comparar com as definições/conceitos observadas pelos autores no item 1).
Os autores Clausius e Gibbs tratavam a entropia como um estado de desordem, Gibbs até chamou-lhe de mixedupness (confusão), mas a partir dos vídeos podemos perceber que essa afirmação não é verdadeira, pois o que ocorre realmente é um maior deslocamento das moléculas.
Um exemplo é o copo com gelo e outro com água:
Ao analisar a imagem poderíamos refletir, qual dos dois copos estaria mais desordenado, o copo com cubos de gelo ou o copo com água em estado líquido? A maioria das pessoas diriam que seria a primeira opção, mas isso não é verdade. No estado sólido as moléculas estão mais agrupadas, têm menos liberdade, ou seja, tem menor espaço de movimentação, logo o copo com gelo estaria mais organizado. Em contrapartida, o copo com água estaria mais desorganizado, pois no estado líquido as moléculas têm maior liberdade, ou seja, elas teriam uma maior
...