TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Material Didático

Por:   •  26/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS - FACULDADE DE QUÍMICA

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – EAD

DISCIPLINA: FÍSICO-QUÍMICA TEÓRICA

PROFESSOR DR. ANDERSON H. L. E LIMA

TUTOR: GABRIEL PONTES

DISCENTE: RODRIGO SILVA E SILVA

ATIVIDADE TEÓRICA À DISTÂNCIA

BUJARU – PA

2020

1) Pesquisar como definem/conceituam as funções de estado derivadas da primeira e segunda lei da termodinâmica, os autores de livros de Química de nível médio e nível superior (Química Geral e/ou Físico-Química); citar no mínimo dois e no máximo três livros!

Função de estado: Propriedade do sistema que depende apenas de qual estado ele se encontra.

* Independe do caminho ao qual o processo ocorreu.

* Só depende do estado inicial e final.

Funções de estado da 1 e 2 lei da termodinâmica:

Autor de livros de Química de nível médio: (Definição de Temperatura) Bonjornoet al (1993, p. 217) e Bonjornoet al (1998, p. 11), definem Temperatura da seguinte forma: “Temperatura é uma grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um corpo, caracterizando o seu estado térmico”. Esta definição é extremamente concisa, mas não destaca as características da temperatura.

Autor de livros de Química de nível superior: (Definição de Temperatura) Zemansky (1978, p. 7) refere-se a Temperatura de um sistema como sendo a “propriedade que determina se um sistema se encontra ou não em equilíbrio térmico com outros sistemas”. Observe que a diferença de Temperatura determina se há fluxo de uma grandeza vetorial proporcional ao gradiente da temperatura entre dois sistemas, mas não ocorreu a definição de Temperatura. É esse fluxo, contemplando um fator de proporcionalidade, que é determinado pela Lei de Fourier.

Autor de livros de Química de nível médio: (Definição de Volume) Indica o espaço ocupado pelo corpo. (Livro: física e química de Carlos barros e Wilson Paulino.)

Autor de livros de Química de nível superior: (Definição de Energia Interna) É a soma de toda a energia (cinética e potencial) de um sistema. Não é possível medir a Energia Interna absoluta, mas é possível medir a Variação de Energia Interna (ΔU) durante uma transformação.

Autor de livros de Química de nível médio: (Definição de Massa) A massa é definida com a quantidade de matéria existente num corpo. (Livro: física e química de Carlos barros e Wilson Paulino.)

Autor de livros de Química de nível superior: (Definição de Entalpia) É definida como a energia interna somada ao produto da pressão P pelo volume V do sistema: H= E + PV. (A química central 13º ed. Brown.)

Autor de livros de Química de nível superior: (Definição de Entropia) Foi definida por Clausius em 1854, é uma função de estado que relaciona a capacidade de um sistema de trocar calor por unidade de temperatura. O conceito de entropia deve considerar se as mudanças de estado são reversíveis ou irreversíveis. (Livro: física e química de Carlos barros e Wilson Paulino.) Entropia também é utilizado para significar a desorganização ou desordem. J. Willard Gibbs, o físico teórico americano do século XIX, chamou-lhe “mixedupness”. O American Heritage Dictionary dá como a segunda definição de entropia “, uma medida de desordem ou aleatoriedade em um sistema fechado. ”

2) Assistir aos conteúdos sobre entropia disponíveis em https://www.youtube.com/watch?v=YM-uykVfq e https://www.youtube.com/watch?v=w2iTCm0xpDc (ambos legendados em português) e comparar com as definições/conceitos observadas pelos autores no item 1).

Os autores Clausius e Gibbs tratavam a entropia como um estado de desordem, Gibbs até chamou-lhe de mixedupness (confusão), mas a partir dos vídeos podemos perceber que essa afirmação não é verdadeira, pois o que ocorre realmente é um maior deslocamento das moléculas.

Um exemplo é o copo com gelo e outro com água:

Ao analisar a imagem poderíamos refletir, qual dos dois copos estaria mais desordenado, o copo com cubos de gelo ou o copo com água em estado líquido? A maioria das pessoas diriam que seria a primeira opção, mas isso não é verdade. No estado sólido as moléculas estão mais agrupadas, têm menos liberdade, ou seja, tem menor espaço de movimentação, logo o copo com gelo estaria mais organizado. Em contrapartida, o copo com água estaria mais desorganizado, pois no estado líquido as moléculas têm maior liberdade, ou seja, elas teriam uma maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com