O Portfólio Materiais
Por: Welthon Tavares • 22/10/2020 • Exam • 488 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1] [pic 2] [pic 3]
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO 01 – Aulas 01 e 02
Classificação dos materiais; Tipo de ligações nos sólidos
- Quais parâmetros você usaria para diferenciar um sólido amorfo de um cristalino?
R. O parâmetro principal será a ordenação, pois os sólidos cristalinos assim como os amorfos são compostos por átomos, moléculas ou íons, entretanto os solidos cristalinos apresentam uma ordenação que se repete para grandes distâncias atômicas, já os amorfos não apresentam uma ordenação de longo alcance.
- O diagrama de fases para uma determinada substância é apresentado a seguir:
[pic 4]
- Qual o ponto de ebulição e de fusão aproximados dessa substância?
R. Ponto de fusão ~ 180 K
Ponto de ebulição ~ 320 K
- Qual o estado físico da substância quando a temperatura for 150 K e a pressão 0,6 atm?
R. Estará no estado sólido.
- Por que os sólidos iônicos têm pontos de fusão tão altos, enquanto os sólidos covalentes apresentam valores de pontos de fusão baixos?
R. Explicando-se uma, logo explica-se a outra. Os pontos de fusão dos sólidos covalente são menores que os das substâncias iônicas. Isso ocorre porque como suas moléculas estão unidas mais intensamente, formando as redes cristalinas, é preciso fornecer mais energia para fazê-las mudar de estado.
- É possível ter um material que seja iônico e covalente ao mesmo tempo? Explique sua resposta e cite exemplos desses materiais híbridos (se existirem).
R. Não é possivél por que o processo iônico envolve transferência de elétrons, enquanto que o covalente não possui essa característica.
- Os sólidos covalentes e moleculares ambos apresentam ligações do tipo covalente. Entretanto, suas propriedades podem ser muito diferentes. Quais razões explicam isso?
R. Devido ao arranjo dos átomos, podendo existir diferentes estruturas com propriedades distiintas. São exemplos o açucar e o diamante, ambos moleculares, porém bem diferente entre si.
- Pode-se afirmar que substâncias complexas como petróleo podem ser classificadas como materiais? Justifique sua resposta.
R. Em uma mesma região o petróleo pode ter composições diferentes fazendo com o que necessite de outro tipo de classificação. O que faz com que ele não seja classificado como meterial devido essa diferenciações.
- Quando uma nova tecnologia é desenvolvida, o preço para o consumidor tende a ser tão elevado que a tecnologia pode acabar se mostrando inviável. Quais são os fatores que podem tornar uma tecnologia, nestas condições, viável? Cite três exemplos de tecnologias (ou materiais) que surgiram extremamente caras, mas que hoje são acessíveis e fazem parte do nosso dia a dia.
R. Cristais liquidos, usados em mostradores de relogios, televisores e etc eram muito caros quando surgiram, assim como a tecnologia de fazer cópias, antes o mimeográfo era muito caro e inacessivél. O mesmo se aplica aos reprodutores de som, radios e radiolas em geral que hoje foram substituidos por diferentes aparelhos que cumprem a mesma função.
...